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Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange os concelhos de Almada e Seixal.

 

Unidades

Cuidados Hospitalares:

  • Hospital Garcia de Orta

 

Cuidados de Saúde Primários:

  • CDP Almada
  • ECSCP Almada-Seixal
  • UCC de Almada “A Outra Margem”
  • UCC Seixal
  • UCSP Almada
  • UCSP Amora
  • USF Almada
  • USF Amora Saudável
  • USF Baía Tejo
  • USF Charneca do Sol
  • USF Costa do Mar
  • USF Cova da Piedade
  • USF CSI-Seixal
  • USF Cuidar Saúde
  • USF Feijó
  • USF FF Mais
  • USF Inovar
  • USF Nova Caparica
  • USF Pinhal de Frades
  • USF Poente
  • USF Rosinha
  • USF Santa Marta do Pinhal
  • USF São João do Pragal
  • USF Saúde Laranjeiro
  • USF Servir Saúde
  • USF Sobreda
  • USF Torre da Marinha
  • USF Vista Tejo
  • USP Almada-Seixal

 

Dirigentes

Presidente do conselho de administração – Pedro André Correia Azevedo

Vogal executiva, a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Ana Luísa da Silva Broa

Vogal executiva, a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Sénia Marisa Sousa Guerreiro

Vogal executivo – Miguel Ângelo Madeira Rodrigues

Vogal executiva, enfermeira diretora – Susana Luísa Rafael Almeida Graúdo

Pedro André Correia Azevedo
Pedro André Correia Azevedo
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Torrado da Silva
2805-267 Almada

Telefone
212 940 294

Fax
212 957 004

E-mail
geral@ulsas.min-saude.pt

Website
https://www.hgo.min-saude.pt/


  • Missão

    A ULSAS tem como missão garantir a prestação integrada de cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos, que promovam a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos, ao longo do seu ciclo vital, através de uma organização eficaz dos serviços, otimização dos recursos e o desenvolvimento da investigação, inovação e de ações intersectoriais, que tragam valor às prestações de cuidados.

    A ULSAS tem como missão principal:

    1. A prestação de cuidados hospitalares à população da sua área de influência, de acordo com as Redes de Referenciação Hospitalar e sem prejuízo do principio do livre acesso e circulação no Serviço Nacional de Saúde (SNS);
    2. A prestação de cuidados de saúde primários e assegurar os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde;
    3. A intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências, realizada através de articulação entre níveis de cuidados, de acordo com a legislação em vigor;
    4. A intervenção em saúde pública, através da promoção da saúde, prevenção da doença e da resposta a emergências de saúde pública, de acordo com a legislação em vigor.

     

    A ULSAS incentiva um ambiente de trabalho alicerçado numa política de igualdade e não discriminação, onde cada pessoa colaboradora é valorizada e respeitada, de acordo com as boas práticas da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, promovendo o desenvolvimento e capacitação das pessoas, através do ensino, da formação pré e pós-graduada e da investigação.

     

    Visão

    A visão da ULSAS é constituir-se como instituição de referência, consolidando as suas áreas de excelência e a prestação de cuidados de saúde com qualidade, num ambiente organizado, assegurando a acessibilidade, sustentabilidade e inovação, bem como, a satisfação de todas as partes interessadas para garantir que as suas necessidades e expetativas se mostrem satisfeitas, promovendo a saúde e prevenindo a doença.

     

    Valores

    No desenvolvimento da sua atividade, a ULSAS e os seus colaboradores regem-se pelos seguintes valores:

    1. Prossecução do interesse público;
    2. Humanização e profissionalismo;
    3. Competência e responsabilidade;
    4. Observância de padrões de ética e responsabilidade social, no exercício das suas atividades;
    5. Integridade, colaboração e boa-fé;
    6. Equidade no acesso e na prestação dos cuidados de saúde;
    7. Promoção da instituição;
    8. Cultura e promoção da qualidade, boas práticas, da excelência na intervenção técnica e da inovação;
    9. Promoção da justiça, igualdade e não discriminação;
    10. Isenção e imparcialidade;
    11. Promoção para conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
    12. Eficiência e sustentabilidade na utilização dos recursos;
    13. Conservação do património e proteção do meio ambiente;
    14. Verdade e transparência.

     

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 102/2023 – Diário da República n.º 215/2023, Série I de 2023-11-07 – Procede à criação, com natureza de entidades públicas empresariais, de unidades locais de saúde

    Despacho n.º 1524/2024, de 7 de fevereiroDesigna Pedro Jorge Alves Pacheco e Susana Luísa Rafael Almeida Graúdo para exercerem funções no conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, E. P. E.

    Data de Atualização: 05-06-2024
  • Data de Atualização: 12-01-2023
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Consulte aqui.

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    Consulte aqui.

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    Serviço Pediatria | Relatório Experiência do Utente 2020

    Serviço Anatomia Patológica |  Resumo Satisfação Março 2020

    Serviço Medicina Transfusional | Resumo Satisfação 2019 e 2020 e Satisfação Doentes relatório final 2020

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Garcia de Orta

    Histórico da avaliação – Hospital Garcia de Orta

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Garcia de Orta
    Ano de 2020 – 1971 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 24,37%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 14,39%
    Elogio/Louvor 7,27%
    Focalização no utente 22,77%
    Instalações e serviços complementares 3,51%
    Outros Temas 0,71%
    Procedimentos administrativos 12,01%
    Questões Financeiras 3,42%
    Sugestão 0,15%
    Tempos de espera 11,40%

     

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    15,1% 14,9%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança (CQS) Dra. Ana Terezinha Rodrigues aterezinha@hgo.min-saude.pt
    Presidente da Comissão Gestão Risco Clinico Dra. Deolinda Matos deolinda.matos@hgo.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dra. Natália Marques Dias natalia.dias@hgo.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dra. Maria Margarida Lopes Coelho mcoelho@hgo.min-saude.pt
    Comissão Gestão Risco Não Clinico Eng.º David Gervásio dgervasio@hgo.min-saude.pt
    Comissão Auditoria Clinica Dr. José Clemente jose.clemente@hgo.min-saude.pt
    Comissão Proteção e Segurança Radiológica Doutora Ana Isabel Santos aisantos@hgo.min-saude.pt
    Comissão de Humanização Dra. Ivone Dias Ferreira ivone.dias.ferreira@hgo.min-saude.pt
    Comissão Farmácia e Terapêutica Doutor Nuno Marques nuno.silva.marques@hgo.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição
    Notificação de úlceras por pressão  3
    Notificação de quedas 271
    Notificação de incidentes cirúrgicos  6
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  11
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  18
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  42
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  –

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    Realizaram-se diversas ações e iniciativas de informação/formação ao cidadão e aumento da sua capacitação:

    • Ações interventivas dirigidas à comunidade nos eventos simbólicos dos dias Nacionais e mundiais nos diferentes temas de saúde, tais como: Dia Nacional do Dador de Sangue, Dia do Euromelanoma com rastreio do cancro cutâneo; Dia mundial da Hipertensão Arterial com rastreio associado; Caminhada do Coração com rastreio da Tensão Arterial e ensino em Suporte Básico de Vida, Dia Mundial da Criança e Open Day relacionado com as atividades da Unidade de Pedopsiquiatria.
    • Eventos relacionados com prevenção da doença e promoção da saúde, com existência de rastreios aos utentes, em parceria com a Câmara de Almada e Seixal, nomeadamente: “Almada Saudável”; Psiquiatria – Abordagem do tema estigma; Aleitamento Materno; “Seixal Município saudável “; “O hospital está no Bairro”.
    • Na instituição, ocorreram diversos cursos e iniciativas na área de segurança: Preparação para o Nascimento e Parentalidade; Preparação para o Aleitamento Materno; Preparação Operatória; Preparação para realização de Cateterismo ou Angioplastia; Reabilitação Cardíaca; Diabetes Mellitus. Na área da Psiquiatria, entre outros – Reuniões Familiares, Cuidados Integrados e Recuperação, Psicoeducação para a Perturbação Bipolar.
    • Aposta no aumento da literacia em saúde nos doentes, famílias e cuidadores, com entrega de folhetos/impressos informativos/formativos nas diferentes especialidades.
    • Manutenção de canais de comunicação para o cidadão, nomeadamente Portal de Internet do HGO e Corporate TV (com informações e conteúdos de educação em saúde).
    • Relativamente às reclamações, elogios e sugestões referentes a 2020, os dados foram expressos no relatório de exposição anual do Serviço Social da Instituição e encontram-se disponíveis no Site da ERS.

     

    13. Investigação Clínica

    O Centro Garcia de Orta – Investigação – coordena e monitoriza a área de investigação realizada no hospital da iniciativa dos profissionais internos e externos e dos ensaios clínicos. A estratégia de desenvolvimento de investigação assenta no estabelecimento de redes de parcerias, com instituições nacionais e estrangeiras de ensino e investigação, assegurando-se através dela o apoio em consultoria de elevado nível de exigência técnica e científica, condição da idoneidade e prestígio dos resultados.

    Em 2019 estiveram em curso 118 estudos, nomeadamente: ensaios clínicos, estudos observacionais e Investigações no HGO.

    Registaram-se 118 publicações científicas indexadas na base de dados PubMed de investigação desenvolvida no hospital, por iniciativa do investigador e/ou dos Serviços do hospital, com registo de diversas tipologias de colaboração, com outras instituições hospitalares, académicas e empresariais.

    Data de Atualização: 01-09-2021
  • Direitos e Deveres do Utente

    Consulte aqui.

     

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento das Consultas Externas

    Guia de Acolhimento do Serviço de Medicina

    Guia de Acolhimento ao Serviço de Casa Mortuária

     

    Horário das Visitas

    Angiologia e Cirurgia Vascular
    Cardiologia
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Maxilo-Facial
    Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
    Dermato-Venereologia
    Endocrinologia
    Hematologia
    Gastrenterologia
    Ginecologia
    Infeciologia
    Medicina Interna
    Nefrologia
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Oftalmologia
    Oncologia Médica
    Ortopedia/Traumatologia
    Otorrinolaringologia
    Pneumologia
    Reumatologia
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 18:30
    Cirurgia Pediátrica
    Neonatologia
    Pediatria
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 20:00
    Obstetrícia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Psiquiatria e Saúde Mental (Agudos) De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 11:30
    Hora de fecho: 12:00
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade Médica de Internamento Curta Duração De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 20:00

    Regulamento

     

    Acesso à informação clínica

    Os pedidos de Acesso à Informação Clínica devem ser dirigidos ao Responsável pelo Acesso à Informação (RAI), que deverá analisar e autorizar os pedidos, sendo da responsabilidade do Gabinete do Cidadão a tramitação de todo o processo de receção, tratamento e resposta aos utentes.

    Os pedidos podem ser efetuados por email, via postal ou presencialmente, devendo anexar o formulário aplicável devidamente preenchido e assinado, juntamente com cópia do documento de identificação.

    Formulários

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica do Próprio

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica de Falecido

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica por Terceiro

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica em representação de Menores

    Contactos:

    Gabinete do Cidadão – Área de Acesso à Informação
    Responsável pelo Acesso à Informação: Dr. Pedro Andrade
    Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira, 9:00h-13:00 / 14:00- 16:30h
    Telefone: 212 727 311
    Email: rai@hgo.min-saude.pt

     

    Gabinete do Cidadão

    É competência do Gabinete do Cidadão a receção, tratamento e resposta das exposições dos utentes do Hospital (sugestões, elogios e reclamações), sendo este um meio de defesa destes e uma forma de dar resposta aos problemas e/ou dificuldades que possam ocorrer.

    As exposições podem ser efetuadas presencialmente, por email, carta ou ainda diretamente escritas nos “Livros de Reclamações” existentes nos secretariados de cada Serviço, de segunda a sexta-feira durante as horas de expediente ou nos secretariados dos Serviços de Urgência (Geral, Pediátrica, Obstétrica/ Ginecológica), a qualquer hora.

    Contactos:

    Gabinete do Cidadão – Área de Reclamações
    Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira, 9:00h-13:00 / 14:00- 16:30h
    Telefone: 212 940 294 (extensão 24082)
    Email: gabinetecidadao@hgo.min-saude.pt

    Data de Atualização: 26-08-2016
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