Museu da Saúde

Museu da Saúde

Desde o dia 7 de abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos (Alameda de Santo António dos Capuchos 1169 – 050 Lisboa), com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”.

Disponibiliza ainda um espaço virtual, que agiliza o acesso à sua coleção, através da plataforma InWeb (http://museudasaude.inwebonline.net/) e da iniciativa “Peça do Mês” (http://www.insa.min-saude.pt/category/museu-da-saude/peca-do-mes/) que, mensalmente, destaca um objeto do seu acervo.

A par do espaço-sede e do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas temporárias nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Contactos

E-mail: museudasaude@insa.min-saude.pt
Tel: (+351) 217 508 159 / 217 526 479

  • José Germano Rego de Sousa é Alto-Comissário para a instalação do Museu da Saúde, desde o dia 1 de julho de 2016.

    O Ministério da Saúde, considerando o papel fulcral do Museu da Saúde na preservação do riquíssimo património existente e na sua disponibilização como bem público, num espaço público, tornando-se um motor de desenvolvimento educacional e científico, designa José Germano Rego de Sousa¸ Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra, Alto-Comissário para a instalação do Museu da Saúde.

    A designação da personalidade de reconhecido mérito técnico e científico, feita através do Despacho n.º 8591-A/2016, que produz efeitos a 1 de julho de 2016, visa, face à dimensão do processo de instalação do Museu da Saúde, “materializar os alicerces” para promover a instalação do mesmo.

    O Museu da Saúde é gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) no âmbito das suas competências na área da formação e difusão da cultura científica. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas temporárias nos espaços do Instituto Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

    Para saber mais, consulte:

    Despacho n.º 8591-A/2016 – Diário da República n.º 125/2016, 1º Suplemento, Série II de 2016-07-01 – Designa como Alto-Comissário para a instalação do Museu da Saúde o Senhor Doutor José Germano Rego de Sousa

    Data de Atualização: 18-04-2017
  • Helena Rebelo de Andrade – Coordenação

    David Felismino – Museólogo

    Joana Oliveira – Museóloga

    Alexandre Vargas Pereira – Antropólogo

    Data de Atualização: 18-04-2017
  • Missão

    O Museu da Saúde direciona o seu esforço para a promoção da difusão da cultura científica, na área das ciências da saúde e do medicamento, e na conservação do património histórico da saúde.

    Especificamente, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo Instituto Ricardo Jorge em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.

    Visão

    Um Museu, Dois Conceitos: espaço de história e de futuro:

    Ultrapassando as barreiras físicas, o Museu da Saúde, no espaço virtual, pretende sensibilizar o público em geral, e a comunidade científica em particular, através de uma mensagem histórico-cultural, científica e tecnológica, para o importante papel das ciências da saúde, do medicamento e da arte sanitária, no bem-estar individual e coletivo.

    A par com o acesso virtual, o Museu pretende promover a criação de pólos museológicos, constituindo-se, assim, como um complexo museológico descentralizado porém agregador de um conceito comum de história e de futuro.

    Enquadramento Orgânico

    O Decreto-Lei n.º 27/2012, de 8 de Fevereiro, definiu a missão e atribuições do Instituto Ricardo Jorge, determinando a gestão e promoção do Museu da Saúde no âmbito das suas competências na área da formação e difusão da cultura científica.

    A Portaria n.º 162/2012, de 22 de Maio, que aprova os Estatutos do Instituto Ricardo Jorge, define que Museu da Saúde visa preservar a memória dos serviços de saúde, competindo-lhe:

    Proceder ao registo, inventariação e classificação do acervo que lhe está afeto, mantendo atualizados todos os registos documentais referentes às novas incorporações do espólio museológico;

    Conservar preventivamente o acervo museológico que lhe está afeto e zelar pela sua segurança, bem como propor ações ou medidas de restauro;

    Expor o acervo museológico que lhe está afeto, no âmbito do programa museológico superiormente definido;

    Divulgar o acervo museológico e promover a divulgação das suas atividades;

    Propor superiormente ações de incorporação de novos testemunhos patrimoniais que contribuam para o enriquecimento do acervo museológico.

    Instituições parceiras

    No âmbito das suas atividades museológicas, o Museu da Saúde tem estabelecido princípios e bases de colaboração com outras entidades com o objetivo de estabelecer sinergias visando a conservação, o estudo e a inventariação do património histórico da saúde, bem como o desenvolvimento de uma rede virtual museológica através da promoção e divulgação de suas exposições temporais no portal Museu da Saúde do Instituto Ricardo Jorge.

    Data de Atualização: 18-04-2017
Voltar