Perguntas e Respostas

Tópicos de Ajuda

Sobre o Portal SNS

O que é o Portal SNS?

O Portal SNS é uma plataforma que fornece acesso a um vasto conjunto de informações e serviços online, disponibilizados pelas instituições que integram o SNS e restantes instituições do Ministério da Saúde.

Quem pode aceder ao Portal SNS?

O Portal SNS está acessível a todos os cidadãos.

Desde quando está online o Portal SNS?

O Portal SNS está disponível a partir do dia 1 de fevereiro de 2016.

Como está estruturado o Portal SNS?

O Portal SNS está organizado pelas seguintes grandes áreas:

Área da Transparência: Disponibiliza dois conjuntos de funcionalidades:

  • Biblioteca de indicadores organizados por categorias e palavras-chave, que permite a sua visualização e o descarregamento ou exportação de dados para excel.
  • Componente de visualização de um conjunto de indicadores específicos, em formato de dashboard, e capacidade de pesquisa sobre todos os indicadores na biblioteca.


Saúde em Tempo Real
: Apresenta as áreas de GeoSaúde, Dashboard da Saúde, Saúde Sazonal e Tempos de Espera.

TE.M.S: Disponibiliza informação dos tempos de espera nas urgências, consultas e cirurgias.

SNS: Disponibiliza informação relativa aos prestadores de saúde de forma georreferenciada e informações sobre a evolução e história do SNS.

Institucional: Disponibiliza a lista das instituições do Ministério do Saúde.

Cidadão: Disponibiliza informação relativa aos serviços realizados na Área do Cidadão, tais como Marcação de Consultas, Renovação da Medicação, Pedido de Isenção de taxas Moderadoras, Testamento Vital e Outras funcionalidades.

Profissional: Disponibiliza informação publicada no eProfissionaisSaude.

Apps da Saúde: Disponibiliza informação sobre seis apps existentes no SNS:

  • MySNS
  • MySNS Tempos
  • Dador.pt
  • eMed.pt
  • Dador CHVNG
  • Dador S João


Literacia em Saúde e Percursos de Vida:
Disponibiliza informação relativa ao Programa do Governo, respeitante ao reforço do papel do cidadão no sistema de saúde português, através da partilha de informação e conhecimento, que fomente a decisão informada dos cidadãos.

Sobre a Transparência

O que é a Área da Transparência?

A Área da Transparência é uma iniciativa Open Data levada a cabo pelo Ministério da Saúde, numa lógica de disponibilizar e tornar plenamente acessível o vasto conjunto de dados que estão subjacentes às operações e transações que decorrem no âmbito das atividades do SNS. Trata-se de centralizar, numa plataforma online e de utilização acessível e intuitiva, os dados produzidos pelos sistemas inseridos no SNS, para que esta informação possa ser observada, analisada, reutilizada e aproveitada, sem qualquer restrição ou dificuldade, pela população em geral.

O que é um indicador no contexto da Área da Transparência?

No contexto da Área da Transparência, indicador é um conjunto de dados apto a descrever, medir, analisar ou comparar determinado fenómeno quantificável, no âmbito de atividade no SNS. De uma forma geral, cada indicador corresponde a um conjunto de dados, que podem conter entre uma a várias variáveis quantificáveis (métricas), bem como as respetivas variáveis descritivas e caracterizadoras do indicador (atributos).

Como posso descarregar ou exportar dados?

Na Área da Transparência deve selecionar o indicador pretendido e clicar em exportar. De seguida, selecionar o formato de ficheiro de dados em “conjunto de dados completo” para iniciar a transferência de dados.

Posso sugerir Indicadores para serem disponibilizados na Área da Transparência?

Na Área da Transparência qualquer cidadão poderá deixar a sua sugestão através do menu Sugestões, a qual será submetida às entidades competentes, para análise e enquadramento legal.

Sobre os Tempos Espera Médios na Saúde (MySNS Tempos)

O que é a MySNS Tempos?

A MySNS Tempos é uma aplicação que disponibiliza aos utentes do SNS a visualização dos tempos médios de espera nas instituições hospitalares, em tempo real.

Quem é responsável pelos tempos apresentados na MySNS Tempos?

Os tempos apresentados na MySNS Tempos são disponibilizados pelas instituições hospitalares, pelo que a responsabilidade é das mesmas.

Como posso saber o tempo de espera num hospital que não está disponível na MySNS Tempos?

A informação na MySNS Tempos é disponibilizada pelas instituições hospitalares, pelo que só a mesma poderá fornecer essa informação.

Porque não estão disponíveis os tempos de espera de todas as instituições na MySNS Tempos?

Os tempos de espera podem ainda não ter sido disponibilizados pelas instituições hospitalares, a aplicação móvel apresenta apenas os dados que recebe das instituições.

Como descarregar a aplicação móvel MySNS Tempos?

A aplicação móvel MySNS Tempos está disponível em https://www.sns.gov.pt/apps/te-m-s-tempos-medios-na-saude/ e pode ser descarregada acedendo à App Store, Google Play ou Windows Store.

Sobre a utilização de Cookies

Política de Cookies

A informação relativa à utilização de cookies neste portal surge no cumprimento da Lei n.º 46/2012, que transpõe a Diretiva n.º 2009/136/CE, na parte em que altera a Diretiva n.º 2002/58/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Julho, relativa ao tratamento de dados pessoais e à proteção da privacidade no setor das comunicações eletrónicas.

1. O que são cookies?

Os cookies são pequenos ficheiros de texto enviados para o seu computador ou dispositivo móvel, através do navegador de internet (browser), que os armazena numa determinada pasta de ficheiros.

Com eles são recolhidas informações genéricas, relacionadas por exemplo, com as preferências dos utilizadores de forma a facilitar a navegação e torná-la mais simples. Estes cookies não são invasivos nem nocivos, pelo que não provocam qualquer dano nos equipamentos e não armazenam informações de carácter pessoal.

2. É possível desativar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desativados através da parametrização do seu browser.

3. Para que se utilizam os cookies neste portal?

Os cookies são utilizados para melhorar a sua experiência de utilização e oferecer um serviço personalizado. A informação recolhida pelos cookies é utilizada exclusivamente com a finalidade de melhorar o nosso portal e recolher indicadores de desempenho

4. Devo aceitar a utilização de cookies?

Ao continuar a utilizar este portal e se o seu browser estiver definido para aceitar cookies, estará a concordar com a nossa utilização de cookies para os fins estritamente limitados aos acima descritos.

A qualquer momento, poderá através do navegador Web, decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a sua entrada.

A não aceitação de cookies, pode resultar na impossibilidade de ter acesso a funcionalidades ou de receber informação personalizada.

Questões técnicas

Quais são os requisitos tecnológicos que o meu dispositivo deve ter para descarregar e instalar com sucesso as App’s da Saúde?

Para descarregar e instalar com sucesso as App’s da Saúde deve dispor de um equipamento com os seguintes requisitos mínimos:

  • iOS requer versão 6.0 ou superior
  • Android requer 2.3 ou superior
  • Windows requer W7 ou superior


Data de Atualização: 10-01-2017
Voltar