SNS 24 – Triagem e Encaminhamento
Saiba mais e conheça os materiais da campanha abaixo:
Materiais de Comunicação
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Foto de Capa Twitter (X) – 1500 * 500 px
Foto de Capa LinkedIn – 1128 * 191px
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Carrossel Post 2 – 1080 * 1080 px
Carrossel Post 3 – 1080 * 1080 px
Carrossel Post 1 – 2400 * 1200 px
Carrossel Post 2 – 2400 * 1200 px
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Perguntas Frequentes
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente/urgente (por exemplo, tosse e febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.
O SNS 24 oferece, ainda, um conjunto de serviços não clínicos (administrativos e informativos) que lhe permite resolver problemas relacionados com a saúde, sem necessidade de se deslocar aos cuidados de saúde primários ou ao hospital.
Deve ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 – perante um problema de saúde não emergente/urgente. O SNS 24, através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, é responsável por avaliar e orientar os cidadãos em situação de doença aguda. Em situações, que coloquem claramente em risco a vida, o contacto deve ser realizado para o Número de Emergência Nacional: 112.
Consideram-se problemas de saúde não emergentes/urgentes, os seguintes exemplos:
- dor ligeira a moderada (ex.: garganta, barriga)
- tosse persistente
- febre
- náuseas ou vómito alimentar
- diarreia
- alteração da tensão arterial (sem outras queixas)
- choro persistente da criança
- comichão ou alterações da pele
No momento do contacto com o SNS 24, tenha consigo os dados de identificação tais como:
- número de utente do Serviço Nacional de Saúde
- nome
- data de nascimento
Se não é o/a próprio/a a contactar, esteja junto do/a utente no momento da chamada e tenha consigo os dados de identificação do/a mesmo/a.
Perante uma situação grave ou de risco de vida deve ligar 112. Sendo uma emergência/urgência médica, a sua chamada será transferida para o INEM.
Consideram-se situações graves ou de risco de vida os seguintes exemplos:
- alteração do estado de consciência
- suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força)
- engasgamento (após tentar ajudar)
- dificuldade em respirar
- acidentes com ferido(s)
- dor no peito
- hemorragias abundantes ou incontroláveis
- queimaduras graves ou em zonas sensíveis
Após o contacto com a linha 112, deve:
- referir que é uma urgência de saúde e a localização onde se encontra;
- após passagem da chamada ao INEM, descrever a situação e responder a todas as questões que lhe são colocadas;
- desligar a chamada apenas quando receber indicação.
Sim. Apenas precisa de pagar os custos cobrados pela sua operadora de telecomunicações para a realização da chamada.
A equipa é multidisciplinar. No SNS 24 trabalham médicos/as, enfermeiros/as, farmacêuticos/as, engenheiros/as informáticos/as e biomédicos/as, bem como pessoal de gestão e administrativo. Eles estão disponíveis para ajudá-lo 7 dias por semana, 24 horas por dia, no caso dos serviços clínicos.
Sob a coordenação da Direção Executiva do SNS, do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) Póvoa do Varzim/Vila do Conde e do Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde (CHPVVC), foi construído o Projeto Piloto “Ligue antes, salve vidas”. Lançado em maio de 2023, este projeto desenvolveu um sistema de orientação para situações de doença aguda, de forma a efetuar um encaminhamento mais eficaz e aumentar a acessibilidade de todos os seus utentes, entre as Unidades de Saúde Familiar destes Concelhos, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e o SNS 24.
Este sistema de orientação é realizado através da linha SNS 24 que o/a encaminha, conforme a gravidade, para autocuidados, para o Centro de Saúde ou para o Serviço de Urgência.
Esta mudança para os utentes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde permite uma orientação correspondente à sua situação clínica, bem como a garantia de agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários num prazo máximo de 24 horas.
Os utentes podem aguardar, agora, no conforto da sua casa até à hora da consulta agendada pela linha SNS 24, e evitam, desta forma, deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde.
Permite, ainda, que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para as verdadeiras urgências, melhorando o seu atendimento e reduzindo os tempos de espera.
Sendo um projeto-piloto com resultados muito positivos, com mais de 16 mil consultas* efetuadas nos Cuidados de Saúde Primários após orientação do SNS 24, e elevada adesão dos utentes (menos de 10% de faltas à consulta agendada) recomendamos que, antes de se dirigir ao Serviço de Saúde e por motivos de doença aguda, ligue primeiro para o SNS 24 – 808 24 24 24.
* nos primeiros seis meses do projeto