
DGS promove campanha de prevenção de riscos associados ao verão.
Com o objetivo de informar a população sobre os principais riscos associados ao verão, a Direção-Geral da Saúde (DGS) uniu esforços com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Instituto de Socorros a Náufragos, a Associação Bandeira Azul e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, lançando hoje a campanha “Juntos por um Verão Seguro”.
A apresentação desta campanha decorre no seguimento da visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, ao Algarve, no dia 10 de maio, pelas 15h30, no Pavilhão da Escola Afonso III, em Faro.
Esta iniciativa junta a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), numa sessão especialmente dirigida aos mais novos convidados, para que estes aprendam a, por exemplo, evitar um afogamento.
Com enfoque na prevenção, o objetivo desta campanha passa por recordar as principais recomendações sobre como fazer férias e viajar de forma segura, bem como evitar os afogamentos e os acidentes, entre outras questões relacionadas com a saúde.
A campanha “Juntos por um Verão Seguro” integra-se no Plano Verão & Saúde, que será ativado em todo o país entre 15 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, em outros períodos em função das condições meteorológicas.
Este plano apresenta as orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do sector da saúde, capacitar os cidadãos para a sua proteção individual, promovendo a literacia, bem como a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada. As regiões para as quais se prevê um aumento significativo da população nos meses de verão tomarão medidas adequadas de forma a adaptar a oferta de cuidados de saúde à potencial subida da procura.
Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde – http://www.dgs.pt