
Serviço autónomo, integrado no SNS 24, é assegurado por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental.
No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala esta quarta-feira, 10 de setembro, entra em funcionamento a nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico, que tem número próprio – 1411 – e é assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
O serviço funciona de forma autónoma, embora integrado no SNS 24. Numa fase inicial, o atendimento será realizado por profissionais do Serviço de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 com formação específica em suicidologia, podendo vir a incluir outros profissionais de saúde com experiência nesta área.
A linha é coordenada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, responsável pela formação dos profissionais, divulgação nacional do serviço e pela garantia de proteção dos dados pessoais e clínicos dos utentes.
O número 1411 representa um passo decisivo na consolidação de redes de apoio e na promoção de respostas imediatas e especializadas, reforçando a mensagem de que pedir ajuda é o primeiro passo para proteger a saúde e o bem-estar emocional.