sns-container

Pesquisar no site

Em Portugal, as doenças oncológicas têm registado um aumento de incidência regular de aproximadamente 3% ao ano. Constituem a segunda causa de morte, situando-se depois das doenças cérebro-cardiovasculares.

Em 2016, os programas de rastreio oncológico evoluíram significativamente, com expansão da cobertura geográfica, aumento do número de utentes rastreados (+35.458) e melhoria significativa das taxas de adesão (+5%).

Durante o último ano, na região Norte, atingiu-se a cobertura geográfica de 100% no rastreio do cancro da mama, ficando o programa completo como nas regiões Centro, Alentejo e Algarve. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, está previsto o seu alargamento em 2017, completando as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo e iniciando o programa no ACES Oeste Sul.

O programa de rastreio do cancro do colo do útero ficou também concluído na região Norte, juntando-se às regiões Centro, Alentejo e Algarve. Em 2017, será iniciado este rastreio na região de Lisboa e Vale do Tejo, estando prevista a sua implementação total durante o ano de 2018.

O rastreio do cancro do cólon e reto é agora o de maior necessidade de investimento, pelo que estão em desenvolvimento programas piloto disseminados nacionalmente, de modo a permitir o alargamento geográfico progressivo a todos os ACES até ao final de 2017. Está prevista a cobertura total até ao final de 2018.

No âmbito do combate à doença oncológica, salienta-se ainda o desenvolvimento de uma solução informática nacional única para os rastreios e a proposta de uniformização dos programas de rastreio, a nível nacional, que está em finalização junto da Direção-Geral da Saúde.

Voltar

Últimas Notícias

CTI reuniu-se com responsáveis do INEM para conhecer as áreas estratégicas da sua atuação.  A Comissão Técnica Independente (CTI) realizou,...
20/05/2025
A Comissão Técnica Independente (CTI), criada com o objetivo de estudar, analisar e enquadrar as competências legais do Instituto Nacional...
17/04/2025
Em cumprimento do n.º 8 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, publicam-se os projetos de...
04/03/2024
Resposta Sazonal em Saúde