sns-container

Pesquisar no site

O Infarmed, no âmbito do seu trabalho no Pharmacovigilance Risk Assessment Committee (PRAC), referente à avaliação de medicamentos enquanto Relator de Farmacovigilância, colocou Portugal, no 1º semestre de 2016, numa posição de destaque no sistema europeu de avaliação a vários níveis: – 3º lugar nos procedimentos europeus de arbitragem; – 3º lugar nos procedimentos de Emerging Safety Issues (ESI); – 4º lugar nos procedimentos de atribuição de novas Autorizações de Introdução no Mercado (AIMs). De recordar que em 2012, Portugal não tinha responsabilidade sobre qualquer procedimento.

O PRAC é um comité constituído por membros nomeados pelos Estados Membros da União Europeia, peritos nomeados pela Comissão Europeia e por representantes de Profissionais de Saúde e de Associações de Doentes. É responsável pela avaliação de aspetos da gestão do risco de medicamentos de uso humano, incluindo a deteção, avaliação, minimização e comunicação relacionadas com o risco de ocorrência de reações adversas.

A atual posição da participação portuguesa representa uma oportunidade para o reforço da competência técnica e científica do Infarmed e o reconhecimento da qualidade do seu trabalho de avaliação a nível da União Europeia.

Voltar

Últimas Notícias

CTI reuniu-se com responsáveis do INEM para conhecer as áreas estratégicas da sua atuação.  A Comissão Técnica Independente (CTI) realizou,...
20/05/2025
A Comissão Técnica Independente (CTI), criada com o objetivo de estudar, analisar e enquadrar as competências legais do Instituto Nacional...
17/04/2025
Em cumprimento do n.º 8 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, publicam-se os projetos de...
04/03/2024
Resposta Sazonal em Saúde