sns-container

Pesquisar no site

Poderemos vir a ter consultas de prescrição de exercício.

A Direção-Geral da Saúde dedicou o 38.º aniversário do SNS à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, através da organização de um simpósio europeu, com o mote «Exercise is Medicine» (atividade física é medicina).

No futuro, os agrupamentos de centros de saúde poderão vir a acolher consultas especializadas de prescrição de exercício físico, tal como existem para a cessação tabágica ou para a diabetes, vaticina Pedro Teixeira, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, criado pelo atual Governo.

A ideia é possibilitar a prescrição e o acompanhamento individualizados e não um aconselhamento breve para a atividade física, algo que pode e deve ser feito pelo médico de família e outros profissionais de saúde, tendo em atenção, particularmente, os casos de diabetes, problemas cardíacos e doença oncológica.

Atendendo à importância da atividade física na saúde e no bem-estar, a Associação Nacional de Farmácias está a preparar um novo serviço, com fisiologistas do exercício, para a prescrição de exercício físico individualizada.

Voltar

Últimas Notícias

CTI reuniu-se com responsáveis do INEM para conhecer as áreas estratégicas da sua atuação.  A Comissão Técnica Independente (CTI) realizou,...
20/05/2025
A Comissão Técnica Independente (CTI), criada com o objetivo de estudar, analisar e enquadrar as competências legais do Instituto Nacional...
17/04/2025
Em cumprimento do n.º 8 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, publicam-se os projetos de...
04/03/2024
Resposta Sazonal em Saúde