sns-container

Pesquisar no site

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde lançou online o manual “Alergia Alimentar na Restauração”.

Com autoria de docentes das faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Medicina da Universidade do Porto, este manual foi criado com o objetivo de informar, educar e ajudar os setores da restauração, hotelaria e turismo a lidar com a alergia alimentar e com disposições europeias previstas para esta área. A informação disponível relativamente à presença de alergénios nos alimentos processados e preparações culinárias é exemplificativa, permitindo a adaptação ao desenvolvimento de novos géneros alimentícios e receitas culinárias.

No manual participaram ativamente a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, a ALIMENTA – Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares e a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. A componente científica é endossada pela SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, e por médicos e nutricionistas das Faculdades de Medicina e Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Indicador: Estima-se que pelo menos 8 em cada 100 crianças sofram de alergia alimentar.
Saiba mais em: http://nutrimento.pt/noticias/alergia-alimentar-na-restauracao/

Voltar

Últimas Notícias

CTI reuniu-se com responsáveis do INEM para conhecer as áreas estratégicas da sua atuação.  A Comissão Técnica Independente (CTI) realizou,...
20/05/2025
A Comissão Técnica Independente (CTI), criada com o objetivo de estudar, analisar e enquadrar as competências legais do Instituto Nacional...
17/04/2025
Em cumprimento do n.º 8 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, publicam-se os projetos de...
04/03/2024
Resposta Sazonal em Saúde