Vacinação Gripe e COVID-19 | Outono – Inverno 2023
A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e a COVID-19 arranca esta sexta-feira, dia 29 de setembro, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país. O objetivo será vacinar 2,5 milhões de pessoas.
Conheça os materiais da campanha abaixo:
Materiais de Comunicação
Perguntas Frequentes
Conforme a norma da Direção-Geral da Saúde, são elegíveis para a administração de ambas as vacinas na farmácia comunitária todas as pessoas:
- Com idade igual ou superior a 60 anos;
- E sem registo de reação adversa grave ou hipersensibilidade a nenhuma das vacinas;
- E que, no que se refere à vacinação COVID-19, tenham recebido antes uma vacina de tecnologia de mRNA (ou seja, as comercializadas pelos laboratórios Pfizer ou Moderna).
Se tiver 60 ou mais anos, sim. A vacinação com estas duas vacinas na farmácia é feita nas mesmas condições do que no SNS.
Não, não é necessária receita médica, mas tem de apresentar o Cartão do Cidadão.
A vacinação SNS contra a gripe e/ou COVID-19 está disponível em todas as farmácias aderentes à campanha. Pode consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou perguntar na sua farmácia habitual ou mais próxima.
Poderá consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou questionar diretamente a farmácia.
O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado.
Pode agendar online, através da plataforma disponível para o efeito (clique aqui). Neste caso, receberá um SMS de confirmação, 24h antes da data agendada. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.
A administração das duas vacinas é altamente recomendada. Porém, pode optar por vacinar-se apenas contra a gripe ou contra a COVID-19.
No caso das vacinas da gripe e da COVID-19, a administração pode ser simultânea, não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo. Pode, no entanto, optar por lhe ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.
Em relação à vacina contra a gripe, não é necessário respeitar qualquer intervalo entre administrações, desde que não existam contraindicações ou precauções que impeçam a vacinação. Em relação à vacina contra a COVID-19, até à data, as recomendações referem que deve ser respeitado um intervalo de, pelo menos, duas semanas em relação à administração de outras vacinas, após o qual pode fazer-se a administração, desde que não haja nenhuma contraindicação ou precaução que o impeça.
No momento da vacinação, o farmacêutico verifica se existe alguma contraindicação ou precaução de utilização da vacina, além de consultar o e-boletim de vacinas, de forma a garantir a sua elegibilidade para a vacinação.
Sim, os dados da vacinação contra a gripe e a COVID-19 ficam registados no e-boletim de vacinas.
Sim. As farmácias que prestam o serviço estão dotadas de infraestruturas adequadas e farmacêuticos com competências específicas, de forma a assegurar a qualidade e a segurança do serviço prestado.
Recomendamos que fale com o seu médico ou que se dirija ao Centro de Saúde.
Recomendamos que fale com o seu médico ou que se dirija ao Centro de Saúde.
Outras Questões
Não. Pessoas que apresentem sintomas respiratórios agudos (tosse recente ou com agravamento do padrão habitual; ou febre igual ou superior a 38,0°C; ou falta de ar/dificuldade respiratória sem outra causa atribuível) ou infeção por SARS-CoV-2, não devem ser vacinadas, nem dirigir-se à farmácia.
Não. Segundo as recomendações da DGS, deve ser respeitado um intervalo de tempo de quatro a seis meses (mínimo de três meses) entre o diagnóstico de COVID-19 e a dose de reforço sazonal.
Não. Se o contacto ocorreu há menos de duas a três semanas, deve realizar um teste rápido para despiste de COVID-19.
Recomenda-se que sim, dado que esta vacina está adaptada de forma a proteger contra as estirpes atualmente em circulação.
Não. Mas é recomendada, além de a outros grupos de risco, a todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade.