Comissão Nacional e Coordenadores

A 15 de junho de 2016, foi empossada a 1ª Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (Despacho n.º 7824/2016 do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde), assim como os Coordenadores Regionais.

 

  • Edna Gonçalves (Presidente)

    Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universiade do Porto (FMUP). Mestrado em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS – UP). Pós-graduação em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Medicina da Dor pela FMUP. Curso de Doutoramanto em Saúde Pública pela FMUP.

    Competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos (2011). Especialista em Medicina Interna (1996) com grau de Consultor (2006) e em Oncologia médica (1997), com Grau de Consultor (2013).

    Diretora do Serviço Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João E.P.E. (2008 – ), responsável pelo programa INPAR de Cuidados Paliativos domiciliários criado pelo Serviço em 2012. Diretora do Serviço Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto (2003-2008)

    Assessora da ARS-Norte I.P. para a área dos Cuidados Paliativos (2012-2016), cargo que exerceu também de 2006-2008

    Elemento da Comissão Instaladora da Competência em Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos (2011 – ). Fez parte do Grupo de trabalho para a regulamentação da Lei de Bases dos C. Paliativos, em representação da Ordem dos Médicos (2013)

    Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (2005-2010). Grupo de Reflexão Ética da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (2013 – )

    Formadora e membro do Conselho Científico da Pós-Graduação / Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, de Castelo Branco (2005 – ) e da Pós-graduação / Mestrado em Cuidados Paliativos da Universidade Católica Portuguesa (2007-2009).

    Formadora de Cuidados Paliativos em diversos cursos de mestrado, especialização ou pós-graduação de Medicina, Geriatria, Oncologia, Enfermagem.

    Formadora e coordenadora de diversos Cursos básicos de Cuidados Paliativos promovidos pela ARS- Norte, I. P. (2012 – ), Centro de formação do CHSJ, E.P.E. (2009 – ) e IPO-Porto (2003-2008), Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (2007-2010), Associação de Estudantes da FMUP (2007 – )

    Iniciou e foi responsável pela disciplina opcional de Cuidados Paliativos da licenciatura em Medicina do ICBAS – UP (2005-2008)

    Docente “voluntária” da FMUP, na disciplina de Medicina (1997-2001)

    Carla Reigada

    Licenciada em Trabalho Social pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

    Mestre em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa (UCP)

    Doutora em Psicologia (com distinção)  pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

    Investigadora na School of Nursing, Midwifery and Health Systems da University College of Dublin no departamento de Social Gerontology and Aged Care (IE)

    Investigadora no SEDA Research Group da University of Hull (UK)

    Assistente Social no Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de São João, EPE (2011-2014)

    Assistente Social no Instituto Português de Oncologia do Porto nos serviços de cirurgia e medicina (internamento multidisciplinar), Serviço de ORL, Unidade de Cuidados Paliativos e Equipa de Gestão de Altas (2007-2011)

    Realizou estágios de observação profissional no Instituto Catalã de Oncologia, Barcelona (ES); Bruyère Continuing Care, Ottawa (CA) e St Christopher´s Hospice, Londres (UK), todos no âmbito dos cuidados paliativos.

    Representa Portugal na Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) no grupo “EAPC task force to examine the diversity of roles, tasks and education of palliative care social workers in Europe”; Membro da Comissão Cientifica para o Congresso Mundial de Cuidados Paliativos da EAPC – 2017

    Formadora de Cuidados Paliativos em diversos cursos de mestrado, especialização ou pós-graduação de Medicina, Geriatria, entre outros.

    Formadora e membro do Conselho Científico da Pós-Graduação/Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, de Castelo Branco

    Formadora em diversos Cursos básicos de Cuidados Paliativos promovidos pela ARS- Norte, Centro de formação do CHSJ, E.P.E., Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Associação de Estudantes da FMUP, entre outros.

    Fátima Teixeira

    Licenciada em Medicina

    Especialista em medicina Geral e Familiar

    Pós-graduação em Cuidados Paliativos (FMUL)

    Competência em Medicina Paliativa (Ordem dos Médicos)

    Mestre em Cuidados Paliativos (Universidade Católica)

    Desempenhou funções de especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2002 e foi Orientadora da especialidade de Medicina Familiar de 2005 – 2016

    Coordenadora da ECSCP do ACES Sotavento desde 2007

    Professora auxiliar e responsável pelo Modulo curricular de Medicina Paliativa do Mestrado Integrado em Medicina/ Universidade do Algarve

    Coordenadora pedagógica da ARS Algarve na área dos Cuidados Paliativos, Dor e Demência

    Helena Salazar

    Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Lisboa (FPCE)

    Psicoterapeuta pela Associação Portuguesa Terapia Comportamental Cognitiva

    Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade Medicina Lisboa

    Desempenha funções de psicóloga desde 2008 no ACES da Arrábida onde integra a ECSCP Arrábida e o Conselho Clinico e da Saúde do referido ACES

    Orientadora de Estágios Académicos da FPCE e Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

    Formadora em várias pós-graduações/ mestrados em Cuidados Paliativos em Portugal

    Membro de vários Grupos de Trabalho entre os quais: Grupo Apoio à Pediatria da APCP e o Grupo da Psicologia em Cuidados Paliativos da OPP

    Co-autora de vários artigos, capítulos de livros na área dos Cuidados Paliativos

    Ricardo Silva

    Licenciado em Enfermagem (2002) e Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (2010).

    Mestre em Cuidados Paliativos pela FMUL (2008)

    Pós-Graduação em “Enfermagem Médico Cirúrgica – Enfermagem em Cuidados Paliativos” (2008)

    Desempenhou a sua atividade profissional no Hospital de S. José (atualmente Centro Hospitalar de Lisboa Central – CHLC), onde iniciou funções em 2001 no Serviço de Cirurgia. Em 2008, foi nomeado para a abertura da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do CHLC onde permanece na atualidade. Entre 2004 e 2007, desempenhou também funções, em regime de acumulação, no Serviço de Terapias Medicamentosas do Centro de Atendimento a Toxicodependentes das Taipas, na área da prestação de cuidados.

    Para além do referido, é formador em vários cursos de formação na área dos Cuidados Paliativos e Co-autor de publicações na área dos Cuidados Paliativos.

  • ARS Norte: José Miguel Lopes

    Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2007. Especialista de Medicina Geral e Familiar, com o grau de Assistente desde 2013.
    Pós-Graduação em Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2011
    Mestrado em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa, em 2016.

    Médico Coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos da ULS Alto Minho, E.P.E.

    Vários estágios práticos em equipas de Cuidados Paliativos (IPO-Porto, ULS-Matosinhos, Bruyere Continuing Care, Ottawa – Canadá, Serviço Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de São João)

    Atividades de Formador em Cursos Básicos e intermédios de Cuidados Paliativos na ULS Alto Minho, E.P.E. e na ARS Norte.

    Autor e co-autor de trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e internacionais, na área dos Cuidados Paliativos:

    Garantia da Qualidade Apoio no Luto USF Arquis Nova, apresentado no VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos, 2012.

    Avaliar antes de tratar – caso clínico, apresentado no IV Congresso Cuidados Paliativos IPO Porto, 2014.

    Oclusão Intestinal Maligna – Experiência de uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, apresentado no V Congresso Cuidados Paliativos IPO Porto, 2015.

    Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos – Dois anos de atividade, apresentado no VIII Congresso Nacional Cuidados Paliativos, 2016.

    Locais de morte e fatores preditivos, nos doentes acompanhados pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, apresentado no VIII Congresso Nacional Cuidados Paliativos, 2016.

    Garantia da Qualidade Apoio no Luto Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos ULSAM, apresentado no VIII Congresso Nacional de Cuidados Paliativos, 2016.

    Email: crpaliativos@arsnorte.min-saude.pt

    ARS Centro: Isabel Duque Martins

    Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 3 de Outubro de 1987.

    Internato complementar de Anestesiologia, no Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra, concluído em Janeiro de 1994.

    Assistente Hospitalar de Anestesiologia do Hospital Amato Lusitano (HAL), desde Setembro de 1994, com o grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar, em Junho de 2010.

    Em Maio de 2002, abriu a Consulta de Dor Crónica do HAL, que coordena.

    De Junho de 2003 a Maio de 2006, fez parte da Direção do Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos.

    Terminou em Outubro de 2006 o “Curso de Experto en el Tratamiento del Dolor”, pela Universidade de Salamanca, com a Direção Cientifica do Prof. Dr. C. Muriel Villoria.

    De Maio de 2008 a Janeiro de 2012, exerceu funções de Diretora do Bloco Operatório do HAL.

    Faz parte do Conselho Editorial da Revista Amato Lusitano, desde 2008.

    Em Outubro de 2009 é-lhe atribuída a Competência em Medicina da Dor, pela Ordem dos Médicos.

    Terminou em Setembro de 2011 a “Pós-Graduação em Cuidados Paliativos”, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, com a Direção Científica da Prof. Dra. Paula Sapeta.

    Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Beira Interior, como Assistente Convi-dada, desde Outubro de 2011.

    Nomeada em Junho de 2015 responsável pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos.

    Coordena a Unidade de Dor Crónica e Medicina Paliativa da ULS CB desde Dezembro de 2015.

    Nomeada Coordenadora Regional de Cuidados Paliativos da ARS Centro, em Junho de 2016.

    Email: cr.paliativos@arscentro.min-saude.pt

    ARS Lisboa e Vale do Tejo: Cristina Fryxell

    Curso PACES TEAM, Programa Avançado de Gestão, Governança Clínica, Liderança e TI para Conselhos Clínicos dos ACES, 2009/2010.

    Curso Avançado em Cuidados Paliativos Extremadura – Alentejo 2007/2008 (INTERREG III A, cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha) com estágio prático no Hospital do Mar, sob a orientação da Drª Ana Bernardo.

    Pós-Graduação em Bioética, pela Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa – 2001

    Grau de Consultor de Clínica Geral desde 1996

    Assistente de Clínica Geral desde 1995, após conclusão do 7º Programa de Formação Específica em Exercício, em 1995/06/09.

    Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa – 1982

    Experiência Profissional

    Presidente do Conselho Clínico de Saúde do ACeS Arrábida, desde Dezembro 2013

    Médica de Família na USF de S. Filipe, Setúbal, desde 19 de Julho de 2012

    Orientadora do Internato de MGF desde 2013

    Coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES da Arrábida, desde Maio de 2012

    Médica de Família no Centro de saúde do Bonfim/ Viso de Setembro de 2011 a Julho de 2012

    Médica de Família no Centro de saúde de Estremoz, desde 1986 até Setembro de 2011

    Médica da UCC de Estremoz desde Dezembro de 2010, altura em que foi inaugurada,

    Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Administração Regional de Saúde do Alentejo, (Novembro de 2009).

    Presidente do Conselho Clínico do ACES Alentejo Central 1, de Abril / 2009 a Dezembro / 2010

    Coordenadora da Equipe Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa e, Redondo de Julho / 2008 a Setembro / 2011
    Médica da ECL de Estremoz desde a sua formação em 2007 até setembro de 2011

    Responsável pela Equipa de Cuidados Integrados do Centro de Saúde de Estremoz de 1 de Março de 2006 até à sua Extinção em 2007

    Assistente Graduada de Clínica Geral, desde 1996

    Assistente de clínica geral, desde 1995

    Email: crpaliativos@arslvt.min-saude.pt

    ARS Alentejo: Margarida Damas de Carvalho

    Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Especialista de Medicina Interna, com grau de Consultor e Competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos.

    Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano EPE.

    Diretora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Litoral Alentejano, atual hospital da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano EPE, desde 2008.

    Adjunta da Diretora Clínica da Área dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Litoral Alentejano, desde 30 de maio de 2016.

    Presidente da Comissão de Ética da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano EPE, (2013-2014).

    Membro da Comissão Instaladora da Competência em Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos, (2011-2012).

    Responsável médica do Centro de Formação Multiprofissional do Hospital do Litoral Alentejano, (2006-2009).

    Diretora Clínica, Vogal não executivo da Comissão Instaladora do Hospital do Litoral Alentejano, (2/8/2003 – 1/10/2004).

    Diretora Clínica do Hospital Conde Bracial até à sua extinção, (8/4/ 2003 – 6/ 2004).

    Membro do Grupo Pedagógico do Hospital Conde do Bracial, (1999-2003).

    Coordenadora da Consulta Externa do Hospital Conde Bracial, (2000-2002).

    Membro do Conselho Geral do Hospital do Conde do Bracial, (2000-2002).

    Pós-graduação “Lisbon series on Palliative Care – Focus on Non Cancer Patients” da Universidade Católica Portuguesa, (2016).

    Frequência de Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos da Universidade Católica Portuguesa, (2008-2010).

    Pós-graduação em Cuidados Paliativos, componente curricular de Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, (2008).

    II Curso de Gestão para Clínicos da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, (2003 – 2004).

    Curso de Condução de Auditorias da Codificação Clínica – IGIF, (2002). Curso de Codificação Clínica CID-9-MC – IGIF, (2001)

    Autora de capítulo do Manual de Cuidados Paliativos, 3ª edição, 2016. Colaboração no livro Casos Clínicos em Cuidados Paliativos, 2015. Edições do Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro de Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa.

    Organizadora e formadora de vários Cursos Básicos e Ações de Formação de Cuidados Paliativos, e convidada para participação esporádica em aulas de Mestrado de Cuidados Paliativos, desde 2008.

    Participação em várias mesas redondas e comunicações de Cuidados Paliativos em Congressos e Encontros Científicos de Cuidados Paliativos, de Oncologia, Medicina Interna, de Medicina Geral e Familiar, desde 2008.

    Email: crpaliativos@arsalentejo.min-saude.pt

    ARS Algarve: Fátima Teixeira

    Licenciada em Medicina

    Especialista em medicina Geral e Familiar

    Pós-graduação em Cuidados Paliativos (FMUL)

    Competência em Medicina Paliativa (Ordem dos Médicos)

    Mestre em Cuidados Paliativos (Universidade Católica)

    Desempenhou funções de especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2002 e foi Orientadora da especialidade de Medicina Familiar de 2005 – 2016

    Coordenadora da ECSCP do ACES Sotavento desde 2007

    Professora auxiliar e responsável pelo Modulo curricular de Medicina Paliativa do Mestrado Integrado em Medicina/ Universidade do Algarve

    Coordenadora pedagógica da ARS Algarve na área dos Cuidados Paliativos, Dor e Demência

    Email: crpaliativos@arsalgarvemin-saude.pt

Voltar