sns-container

Marcação de Consultas

Saiba quais os procedimentos necessários para marcar as suas consultas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Livre acesso e circulação no SNS

Conheça os critérios sobre livre acesso e circulação do cidadão no SNS.

O que há de novo?

O novo sistema permite ao utente, ajudado pelo médico de família, decidir qual o hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para onde será encaminhado, para a realização da primeira consulta de especialidade. A unidade hospitalar escolhida poderá ficar situada em qualquer ponto do país. A apresentação das alternativas ao utente será feita prioritariamente, de acordo com a proximidade geográfica e tempos médios de resposta em cada especialidade, disponibilizados por unidade hospitalar.

Como funciona?

No caso do médico de família entender que o utente deve ser encaminhado para determinada consulta de especialidade, deve aceder à plataforma de marcação de consultas e iniciar o processo de agendamento.

Anteriormente, o utente seria encaminhado para um hospital indicado pela rede de referenciação geográfica do SNS. O novo regime permite que o médico e o utente sejam informados sobre os hospitais públicos, com aquela consulta de especialidade e os tempos de espera registados.

Munido desta informação, e mediante o aconselhamento do seu médico de família, o utente poderá optar por deslocar-se ao hospital que apresenta o menor tempo de espera, independentemente da sua localização geográfica. Na prática, um doente de Faro pode ser atendido num hospital do Porto e vice-versa.

Outras informações importantes?

Nos casos de se tratar de uma consulta de especialidade cirúrgica, deve ser considerado o tempo de espera para cirurgia na instituição, uma vez que o doente deverá continuar a ser seguido no hospital onde realiza a primeira consulta. Caso o utente pretenda mudar para outro hospital, deve dirigir-se ao médico de família para iniciar novo processo.

Como é disponibilizada a informação sobre os tempos de espera?

Os médicos de família terão acesso à informação sobre os tempos de espera da especialidade por hospital, registado no último trimestre. A aplicação informática para o agendamento de consultas disponibiliza a informação sobre os 10 hospitais mais próximos, embora seja possível escolher um qualquer hospital que integre a rede SNS.

Os tempos de espera dos hospitais públicos podem também ser consultados através do Portal do SNS, na área de consulta dos Tempos de Espera, onde é possível pesquisar os tempos de espera por hospital, consulta de especialidade ou por tipo de cirurgia.

Quem assegura as despesas de deslocação?

O SNS assegura as despesas de transporte nos termos definidos da Portaria n.º 142-B/2012, de 15 de maio, na sua redação atual, destacando-se que ficam isentos de pagamento de despesas de transporte as pessoas que cumulativamente cumpram as condições de insuficiência económica previstas e uma situação clínica que o justifique. As situações clínicas encontram-se referidas na legislação em vigor.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 6170-A/2016 – Diário da República n.º 89/2016, 1º Suplemento, Série II de 2016-05-09 – Determina que a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS), em colaboração com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), assegure que o sistema de informação de apoio permita a referenciação para a primeira consulta de especialidade em qualquer uma das unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde onde exista a especialidade em causa

Marcação de consultas em hospitais

Marcação de consulta por motivo não relacionado com doença aguda, isto é, que não obrigue a atendimento imediato.

Quem é que pode marcar consulta?

O próprio, um familiar ou um amigo.

Onde é que posso marcar consulta?

Nos centros de saúde, presencialmente ou por telefone;
Nas Lojas do Cidadão, que disponibilizem postos de atendimento do Ministério da Saúde, presencialmente ou por telefone;
Aveiro – telefone 234405838/39.
Pela Internet, através do eAgenda – Marcação Electrónica de Consultas.

Quando é que posso marcar consulta?

Nos dias úteis, no horário de expediente do centro de saúde;
De segunda a sábado, no horário de funcionamento das Lojas do Cidadão;
Através do e-Agenda, 24 horas por dia.

Que documentos são necessários?

O documento que atesta a inscrição no centro de saúde ou o Cartão de Cidadão. No caso do e-Agenda é necessário um registo prévio.

 

Marcação de consultas em centros de saúde

Marcação de consulta por motivo não relacionado com doença aguda, isto é, que não obrigue a atendimento imediato.

Quem é que pode marcar consulta?

O próprio, um familiar ou um amigo.

Onde é que posso marcar consulta?

Nos centros de saúde, presencialmente ou por telefone;

Nas Lojas do Cidadão, que disponibilizem postos de atendimento do Ministério da Saúde, presencialmente ou por telefone;

Aveiro – telefone 234405838/39.

Pela Internet, através do eAgenda – Marcação Electrónica de Consultas.

Quando é que posso marcar consulta?

Nos dias úteis, no horário de expediente do centro de saúde;

De segunda a sábado, no horário de funcionamento das Lojas do Cidadão;

Através do e-Agenda, 24 horas por dia.

Que documentos são necessários?

O documento que atesta a inscrição no centro de saúde ou o Cartão de Cidadão. No caso do e-Agenda é necessário um registo prévio.

 

Data de Atualização: 21-04-2017
Voltar