sns-container

Cuidados Continuados

O que são os cuidados continuados integrados?

São os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde e apoio social visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Quem são os destinatários dos cuidados continuados integrados?

Todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente:

  • Pessoas de todas as idades com dependência funcional;
  • Pessoas com doença crónica;
  • Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida.

 
Os cuidados continuados integrados têm custos para os utentes?

Os tratamentos de saúde são assegurados sem custos para o cidadão. Apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social são cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente.

O internamento em unidades de convalescença e em unidades de cuidados paliativos não tem custos para o utente. Nos casos de permanência em unidades de internamento de média e de longa duração os custos dependem da capacidade económica de cada utente e família.

O que é a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)?

É o conjunto estruturado de unidades (internamento e ambulatório) e equipas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência com falta ou perda de autonomia.

Quais são os objectivos da RNCCI?

  • Prestar cuidados continuados integrados a pessoas em situação de dependência;
  • Investir no desenvolvimento de cuidados de longa duração, promovendo a distribuição equitativa das respostas a nível territorial;
  • Qualificar e humanizar a prestação de cuidados;
  • Potenciar os recursos locais e apoiar a criação de serviços comunitários de proximidade;
  • Ajustar ou criar respostas adequadas à diversidade que caracteriza o envelhecimento individual e as alterações de funcionalidade.

 
Quem presta os cuidados continuados integrados?

A prestação dos cuidados de saúde e de apoio social é assegurada pela RNCCI através de unidades de internamento e de ambulatório e de equipas hospitalares e domiciliárias:

  • Unidades de internamento: unidades de convalescença, unidades de média duração e reabilitação, unidades de longa duração e manutenção e unidades de cuidados paliativos;
  • Unidades de ambulatório: unidade de dia e de promoção de autonomia;
  • Equipas hospitalares: equipas de gestão de altas, equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos;
  • Equipas domiciliárias: equipas de cuidados continuados integrados, equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos.

 
Onde são prestados os cuidados continuados integrados?

A RNCCI é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas que prestam cuidados continuados no local de residência do utente e, quando tal não for possível, em locais especificamente equipados para o efeito.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde – Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

Data de Atualização: 20-10-2016
Voltar