A disponibilidade e a segurança da informação transacionada no Sistema de Informação são considerados fatores de elevada criticidade para o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.
As candidaturas apresentadas pelo CH Tâmega e Sousa em 2015, para cofinanciamento dos Projetos de “Renovação tecnológica da solução de Backup e Renovação tecnológica da Solução de Firewall” e de “Aquisição de Serviços de Assessment e Gap Analysis”, foram consideradas pelo SPMS como Investimentos de carácter estratégico e prioritário, projetos de renovação tecnológica integrados na Temática da Gestão do Risco e da Segurança da Informação.
Esta implementação foi iniciada pelo SI em Agosto de 2016 e permitiu ao CH Tâmega e Sousa a instalação de uma nova infraestrutura tecnológica para uma Gestão mais eficiente do Risco e da Segurança da Informação.
Tornou-se fundamental para a garantia de um excelente funcionamento de todos os serviços clínicos prestados aos utentes, avaliar o estado atual da Segurança do Sistema de informação e recolher evidencias que permitissem à Instituição, nomeadamente ao Serviço de Informática, o ganho de maturidade nesta área diferenciada de atuação.
O projeto encontra-se atualmente na fase de recolha de informação onde estão incluídas as atividades de monitorização dos sistemas, em particular de networking. Foi já elaborado um Documento “Avaliação Preliminar das Políticas de Segurança dos Sistemas de Informação” – Documento de Avaliação Inicial de Conformidade com as Normas 27001:2005 e 27002:2005, de forma a avaliar o cumprimento das normas de referência.