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Sistema de Atendimento e Resposta Ágil

Já a funcionar em mais de 580 unidades de Cuidados de Saúde Primários do país.

Projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

Este sistema de atendimento oferece ao utente diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, renovação de receitas, entre outras. As vantagens são evidentes, com ganhos na redução do tempo de espera e no atendimento.

“Devolver as chamadas telefónicas a utentes que optaram por essa via de contacto com a sua unidade de saúde é, efetivamente, uma clara melhoria na qualidade do atendimento”, realça a presidente da SPMS, Sandra Cavaca, que considera que “todos ganham com esta solução digital que serve melhor os utentes do SNS”.

Atualmente, está em curso a migração na ULS de Viseu Dão-Lafões. O processo de implementação nos cuidados de saúde primários vai continuar prevendo-se que, nos próximos meses, o SARA esteja presente em mais de 600 unidades do país.

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