sns-container
SNS-Print

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.

O Hospital de Braga está a desenvolver um projeto inovador, que testa a memória social nas pessoas com esclerose múltipla, por meio de um jogo, enquanto realizam uma ressonância magnética. O estudo arrancou em 2022, e desenrola-se numa parceria do Hospital de Braga com a Universidade do Minho, em articulação com o Centro Clínico Académico (2CA-Braga) e com a Escola de Medicina do Mount Sinai, de Nova Iorque.  

Em comunicado, o Hospital de Braga explica que os utentes são convidados a jogar um jogo virtual, enquanto se encontram dentro da máquina de ressonância magnética, um formato diferente do habitual, no qual os participantes do estudo têm possibilidade de interagir com diferentes personagens virtuais. A forma como interagem com as personagens permite “inferir acerca da memória que os participantes estão a processar, retirando-se medidas que podemos relacionar com dados de neuroimagem”, explica o médico do Serviço de Neurorradiologia, Torcato Meira.

A Esclerose Múltipla é conhecida como uma doença crónica do sistema nervoso central, com uma ampla variedade de sintomas motores e sensitivos, que podem conduzir à incapacidade de trabalho, sobrecarga socioeconómica e reduzida qualidade de vida dos utentes e cuidadores.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024
ULS do Nordeste assegura a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
22/02/2024
Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.
22/02/2024