sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde presidiu às comemorações, no Porto.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou na sexta-feira, dia 10 de novembro, o seu 124.º aniversário. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, associou-se às comemorações, visitando as instalações do INSA, no Porto, e presidindo à abertura da sessão alusiva ao Dia do INSA.

Na sessão, o Ministro da Saúde começou por evocar a história de Ricardo Jorge e a forma como lidou com a epidemia de Peste Bubónica que então grassava na cidade do Porto, altura em que as medidas foram mal acolhidas e que ditaram a sua ida para Lisboa. Manuel Pizarro aproveitou este episódio para salientar a diferença que hoje existe em termos de confiança no papel determinante das instituições para a saúde pública, agradecendo a Ricardo Jorge por ter “criando o grande edifício da saúde pública portuguesa” que é hoje o INSA.

“O INSA tem tido um papel estruturante tanto nas situações de emergências sanitárias – como na pandemia de COVID-19 – como no dia-a-dia. É um parceiro estratégico, decisivo, na resposta laboratorial e na contribuição para a vigilância epidemiológica daquela doença e de muitas outras, apoiando o Ministério da Saúde e as autoridades de saúde na investigação de surtos, na resposta a emergências de saúde pública”, afirmou Manuel Pizarro.

Ainda neste contexto, o governante reconheceu “o desafio de conseguir manter e atrair profissionais qualificados para todas estas matérias”, e manteve “o compromisso de melhorar as condições de trabalho dos profissionais das diferentes carreiras e instituições”, antes de terminar com um agradecimento “aos profissionais do INSA, que são o coração desta casa, uma das caras da saúde pública de Portugal”.

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023