sns-container
SNS-Print

Na 5.ª edição da iniciativa Saúde Aberta, a equipa do Ministério da Saúde percorreu os 15 concelhos do distrito alentejano para perceber as preocupações e as motivações das pessoas no terreno.

“O Serviço Nacional de Saúde é indispensável aos portugueses. Não há nenhum serviço que tenha a mesma qualidade e a capacidade de resposta”, afirmou Manuel Pizarro na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, em Portalegre, no encerramento da 5.º edição da iniciativa Saúde Aberta.
Segundo o Ministro da Saúde, “nenhum outro serviço tem os valores de universalidade, generosidade e solidariedade como o Serviço Nacional de Saúde”. Pizarro relembrou que, “apesar das dificuldades, não podemos menorizar a resposta que o SNS continua a garantir com a qualidade necessária”.

A visita do ministro da Saúde e dos secretários de Estado, Margarida Tavares e Ricardo Mestre, aos 15 concelhos do distrito de Portalegre, decorreu no dia 23 de outubro, com o objetivo de “perceber as preocupações e as motivações das pessoas no terreno”. Manuel Pizarro endereçou uma palavra de agradecimento “a todos os autarcas, profissionais e população que receberam os governantes da Saúde nos seus municípios”.

Numa referência à dispersão do território alentejano, Manuel Pizarro salientou que “no distrito de Portalegre é fácil perceber quer não há nenhuma alternativa ao SNS, o que acontece noutros espaços do país de baixa densidade”. Para o governante, “não está em causa a complementaridade entre os serviços público, privado e social de Saúde”, que entende que “deve existir”, mas antes “a centralidade que o serviço público de saúde tem na vida dos portugueses”, disse.

Reorganização do SNS melhora satisfação dos profissionais e a qualidade dos cuidados prestados às populações
Com a promulgação dos diplomas de reforma de organização dos serviços de saúde, está em fase de implementação um novo modelo que passa a integrar os cuidados de saúde primários e hospitalares, num único órgão de gestão. Serão 39 Unidades Locais de Saúde em todo o País, garantindo maior proximidade e articulação na prestação de cuidados de saúde.

“Reformar o SNS significa manter os mesmos valores de sempre”, garantiu Manuel Pizarro, sem deixar de “modernizar a organização e funcionamento” do SNS. “Temos de nos adaptar às novas necessidades de saúde das populações”, afirmou o ministro.

De acordo com Pizarro, é necessário continuar a apostar na centralidade dos cuidados de saúde primários, uma vez que são “a combinação certa de proximidade e qualidade que as pessoas desejam”. A expetativa do governante é criar cerca de 300 novas Unidades de Saúde Familiar no próximo ano. “Queremos fazer num ano o mesmo que fizemos em 14, criando assim novas condições de trabalho e mais incentivos para os nossos profissionais”, afirmou.

Com a generalização do modelo B de USF vai ser possível garantir maior cobertura de cuidados aos cidadãos e melhores condições e incentivos para os profissionais de saúde. Manuel Pizarro garantiu ainda estar a trabalhar para aumentar o número de vagas para formação de médicos especialistas, “um trabalho de grande proximidade realizado em cooperação com a Ordem dos Médicos”, que o ministro classifica de “parceiro imprescindível” para o processo.

Na 5.ª edição da iniciativa Saúde Aberta, os governantes da Saúde foram conhecer as unidades e investimentos em curso nesta região e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do SNS e autarcas.

A iniciativa do Ministério da Saúde arrancou às 09H00 com uma visita do ministro da Saúde à Câmara Municipal do Crato, seguindo-se uma visita ao centro de saúde deste concelho algarvio. À mesma hora, Margarida Tavares visitou a Câmara Municipal do Gavião, à qual se seguiu uma deslocação ao centro de saúde deste município, e Ricardo Mestre foi recebido por autarcas na Câmara de Alter do Chão, visitando de seguida o centro de saúde do concelho.

Manuel Pizarro visitou depois Nisa, Castelo de Vide e Marvão. Margarida Tavares percorreu Ponte de Sor, Avis, Sousel e Fronteira. Já Ricardo Mestre visitou Monforte, Elvas, Campo Maior e Arronches. A visita seguiu para Portalegre, para o encerramento da iniciativa, onde os três governantes foram recebidos no Hospital Dr. José Maria Grande, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, em Portalegre.


Voltar

Últimas Notícias

O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023
Margarida Tavares anuncia alargamento do acesso à Profilaxia Pré-Exposição para combater infeções por VIH.
29/11/2023