sns-container
SNS-Print

Ricardo Mestre agradeceu aos profissionais a redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde.

Ricardo Mestre encerrou o congresso “Consistência, Evolução e Inovação”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, que decorreu na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no dia 24 de outubro, onde foram abordados temas como a resistência aos agentes antimicrobianos, novos antimicrobianos e vacinas e a Inteligência artificial na prevenção e controlo de infeções.

O secretário de Estado salientou a importância do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, agradecendo às equipas “o sucesso na redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde”.

Ricardo Mestre referiu ainda que a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a generalização das Unidades Locais de Saúde, representa uma oportunidade para incrementar os “bons resultados” do combate às infeções hospitalares. “A proximidade entre cuidados de saúde primários e hospitalares, pode potenciar um trabalho integrado entre os dois níveis de cuidados, ao nível da resposta, mas também da partilha de recursos de combate às infeções”, disse.

No final da sua intervenção, Ricardo Mestre salientou a relevância dos sistemas de informação que, “ao possibilitarem acesso a mais informação, de forma mais rápida, permitem identificar mais cedo o risco de infeção e uma intervenção mais atempada”.

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023