sns-container
SNS-Print

Vacinação contra a Gripe e Covid-19 para proteger utentes das residências para pessoas idosas

“A vacinação permite cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, especialmente das mais vulneráveis, como os utentes das residências para pessoas idosas”, disse Margarida Tavares, no dia 11 de outubro, numa iniciativa de acompanhamento da campanha de vacinação sazonal contra a Gripe a Covid-19.

A vacinação decorreu no Lar de Terceira Idade da Misericórdia de Vila do Conde. “Esta tarefa, realizada em grande proximidade, só possível graças ao trabalho em parceria, entre a Saúde e os setores privado e social”, disse a secretária de Estado, salientado que a campanha anual de vacinação está a decorrer em milhares de lares de idosos, unidades de saúde e farmácias comunitárias.

A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e a Covid-19 arrancou no dia 29 de setembro, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país. O objetivo é vacinar 2,5 milhões de pessoas entre as 2.500 farmácias e as 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do SNS.

Nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas vão ser administradas cerca de 120 mil doses de uma vacina indicada para casos de especial fragilidade imunitária e exposição, como são os lares e cuidados continuados.

Na época de 2023-2024, pela primeira vez, a vacina contra a gripe será gratuita para a faixa etária dos 60 aos 64 desde o início da época de Vacinação Sazonal, permitindo, com isso, aumentar a adesão e a cobertura vacinal neste grupo etário para o qual a vacina é, atualmente, recomendada, alinhando os grupos etários com a vacina contra a Covid-19.

Fotos: Câmara Municipal de Vila do Conde

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023