sns-container
SNS-Print

Os municípios de Olhão e São Brás de Alportel têm cobertura total de médico de família para as suas populações.

O Ministro da Saúde dedicou a agenda do dia 17 de outubro ao Algarve, onde visitou Unidades de Saúde Familiar nos concelhos de Olhão e São Brás de Alportel. À tarde, Manuel Pizarro reuniu com autarcas da Comunidade Intermunicipal da região.

Manuel Pizarro visitou as instalações da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) “Lendas d’Olhão”, em Olhão, que se encontra a funcionar provisoriamente num espaço adjacente à USF “Mirante”, até à conclusão da construção das instalações definitivas.

“Esta nova resposta só é possível porque está em curso um processo de descentralização que permite respostas de proximidade, direcionadas para as necessidades das populações”, disse Manuel Pizarro. “O envolvimento do poder local foi fundamental na mobilização dos profissionais e no arranque da construção de um novo edifício para esta USF”, reforçou.

A construção das instalações definitivas da nova USF, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, arranca em 2024, sendo que a obra ficará concluída até final de 2026. O atual Centro de Saúde de Olhão será também sujeito a obras de requalificação, num investimento superior a 1 milhão de euros.

De seguida, Manuel Pizarro rumou a São Brás de Alportel para visitar o Centro de Saúde onde funciona, desde o início de outubro, a nova USF “Villa”. No local, o governante visitou a obra em curso de reabilitação das instalações deste Centro de Saúde, um investimento de cerca de 300 mil euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

“A descentralização, graça à transferência de competências para os municípios, está a acelerar a concretização destes projetos, criando uma proximidade maior com a comunidade e os serviços públicos de saúde”, afirmou Manuel Pizarro. “As pessoas estão satisfeitas e têm Centros de Saúde funcionais graças à descentralização e à implementação de políticas de proximidade”, reforçou.

Reunião com autarcas do Algarve

A visita de Manuel Pizarro incluiu ainda uma reunião com os presidentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). Da agenda dedicada aos equipamentos e cuidados de Saúde da região, tendo como premissa as necessidades das populações, constou o Hospital Central do Algarve e o Centro Oncológico da Região Sul.

Fotos: Daniel Pina, Algarve Informativo

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023