sns-container
SNS-Print

Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos reabre com novas instalações.

A Urgência Obstétrica e Ginecológica / Bloco de Partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) reabriu ontem, dia 23 de outubro, em instalações requalificadas e com novos equipamentos, que permitirão melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde às utentes, bem como as condições de trabalho para os profissionais.  

De acordo com o CHBM, esta intervenção foi realizada no seguimento da aprovação de candidatura ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contou com um investimento na ordem dos 900 mil euros.

Esta obra permitiu, entre outras intervenções, melhorar o acesso e os circuitos no serviço; criar novas áreas, nomeadamente uma zona de SO para as utentes; e remodelar as instalações sanitárias, melhorando a acessibilidade.

O serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos dá resposta às utentes que se deslocam ao CHBM em situação de urgência, quer do foro ginecológico, quer obstétrico. Dispõe de apoio de Anestesia dedicado 24 horas/dia, para realização de todas as analgesias/anestesias necessárias; apoio de Pediatra para todos os partos distócicos 24 horas/dia; equipas de enfermagem com elevada percentagem de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica; existência de salas operatórias dedicadas no espaço físico do serviço; proximidade do Bloco Operatório Central e da Unidade de Cuidados Intensivos; e serviços de apoio em permanência e proximidade de Imunohemoterapia, Imagiologia e Patologia Clínica. 

O CHBM destaca ainda que, entre janeiro e setembro de 2023, o Serviço de Obstetrícia e de Ginecologia registou o nascimento de 1.162 bebés; realizou 6.610 consultas médicas e 7.309 consultas de enfermagem; bem como efetuou 5.292 Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.  

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023
O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023