sns-container
SNS-Print

Secretário de Estado da Saúde destaca papel dos internos na construção do SNS.

“Em Portugal, temos uma formação médica de excelência, muito em particular na área da medicina geral e familiar”, salientou o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, na sessão de encerramento das IV Jornadas do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Administração Regional de Saúde de Lisboa em Vale do Tejo, que decorreram no sábado, dia 30 de setembro, em Sintra.

“Um dos mais valiosos fatores de desenvolvimento do nosso sistema de saúde são os jovens. Os nossos médicos especialistas do amanhã”, disse o Secretário de Estado da Saúde, que aproveitou o encerramento do encontro para agradecer os trabalhos e as reflexões desenvolvidas ao longo dos três dias das jornadas pelos jovens médicos.

Para Ricardo Mestre, é inegável a “importância que a medicina geral e familiar tem para a nossa sociedade e para a nossa comunidade”, muito em especial numa altura em que as necessidades e expetativas das pessoas estão em mudança e precisam de respostas mais ajustadas.

Apesar das dificuldades conhecidas que o SNS vive, e que são, na verdade, transversais a todo o sistema de saúde e a muitos países europeus, o governante defendeu que “vivemos no sistema de saúde um momento de oportunidades”.

O Secretário de Estado da Saúde partilhou várias medidas em curso e que estão a ajudar a reformar o sistema. A descentralização de competências na saúde foi um dos pontos positivos evocado. “Esta parceria e este trabalho em conjunto é fundamental para melhorarmos as respostas em proximidade”, disse.

O governante prosseguiu, dizendo que “estamos num momento muito desafiante de reorganização do SNS, investindo num sistema colaborativo e que tem, cada vez mais, de trabalhar em rede e de fazer uma utilização eficiente dos recursos”.

Este caminho de potenciar a rede será concretizado em pleno com medidas como a generalização das Unidades Locais de Saúde, já em 2024, e o fim das quotas para as Unidades de Saúde Familiar com remuneração associada ao desempenho. “Vamos valorizar o trabalho em equipa e todos os médicos poderão ter acesso a incentivos e suplementos pelo desempenho”, reforçou.

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023