
Ministro da Saúde inaugurou a USF Anadia Saúde e o novo Balcão Móvel SNS 24.
O centro de saúde de Anadia, depois de obras de requalificação das instalações, recebeu a primeira Unidade de Saúde Familiar – a USF Anadia Saúde. A inauguração, presidida pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, teve lugar na segunda-feira, dia 25 de setembro, altura em que entrou também em funcionamento o novo Balcão Móvel do SNS 24.
O investimento de cerca de 1,2 milhões de euros no novo centro de saúde permitiu criar condições físicas para a implementação desta USF, assim como possibilitou a construção de espaços que diversificam a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários nesta região, com a instalação de um gabinete de saúde oral e de um gabinete de fisioterapia.
Na sua intervenção a propósito da inauguração, o Ministro da Saúde aproveitou para elogiar a excelência e a qualidade do investimento, mas também a disponibilidade e dedicação da equipa de profissionais que ali vai trabalhar. Manuel Pizarro agradeceu também a disponibilidade do Município para apoiar as melhorias necessárias na área da saúde, insistindo que o envolvimento do poder local é determinante para o sucesso do SNS.
O governante abordou alguns problemas de saúde no concelho, e comprometeu-se a continuar a trabalhar com a autarquia, nomeadamente criando condições para a requalificação da Extensão de Saúde de Sangalhos, um investimento de mais de 600 mil euros que será contemplado no próximo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Em todo o país, graças ao PRR, temos cerca de 500 obras. Este é um investimento sem paralelo nos cuidados de saúde primários, que são a base essencial da organização de um SNS universal”, destacou Manuel Pizarro.
O governante assumiu que as necessidades estão a crescer a um ritmo maior do que os serviços oferecidos pelo SNS, mas prometeu continuar a trabalhar e salientou que este aumento da procura é também sinal de sucesso, por termos pessoas que vivem mais tempo e que têm mais acesso aos serviços de saúde. “Curamos mais de metade dos doentes com cancro”, exemplificou, acrescentando que isto exige mais recursos, mas também melhor organização, o que passa por aumentar a resolutividade dos cuidados de saúde primários.
No caso concreto do Anadia, para além da reorganização e adaptação de alguns espaços, foi também feita a remodelação da instalação da rede elétrica e de abastecimento de água, bem como a substituição de todos os equipamentos de climatização e ventilação. No que respeita às águas quentes, foi concebido um sistema solar de aquecimento, com apoio de uma caldeira mural. As zonas exteriores também foram alvo de intervenção, tendo sido levada a cabo a construção de novos passeios, a reabilitação de pavimentos degradados, dos muros de vedação e suporte de terras, bem como a instalação de nova sinalização horizontal e vertical para as vias de circulação automóvel.
Depois, o Ministro da Saúde inaugurou o novo Balcão Móvel do SNS 24, que irá funcionar na Unidade Móvel de Atendimento de Anadia (UMAA). O Balcão Móvel do SNS 24 irá permitir, entre outras coisas, a marcação de consultas, renovação de medicamentos e marcação de teleconsultas, aproximando os cuidados de saúde de zonas mais isoladas de Anadia e ajudando a que todos os cidadãos possam tirar partido da digitalização.