sns-container
SNS-Print

Margarida Tavares defende políticas que permitam reduzir a carga da doença e promovam mais anos de vida com qualidade e bem-estar.

“Se recuarmos aos anos 80, percebermos a importância da aposta coletiva que o país fez, numa área fundamental para a prosperidade das populações: a Saúde”, disse Margarida Tavares, no dia 25 de setembro, no Porto.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde falava na sessão comemorativa do 43.º aniversário da Escola de Superior de Saúde do Politécnico do Porto, instituição fundada a 23 de setembro de 1980. “Portugal tem hoje mais 10 anos de esperança média de vida do que tinha quando nasceu o SNS, em 1979. Em 1980 esperávamos viver 71 anos, hoje a esperança média de vida situa-se nos 81 anos”, reforçou a governante.

Margarida Tavares defendeu que o país “apostou na Saúde e apostou bem”, sem deixar de abordar os desafios decorrentes do aumento da longevidade populacional. Segundo a governante, “a melhoria das condições sociais, económicas, de educação e desenvolvimento tecnológico e científico” exigem que “o SNS aumente o acesso e a eficiência na prestação de cuidados de saúde”.

Neste contexto, a Secretária de Estado salientou que parte da solução para o aumento da eficiência do SNS radica “na capacidade de fazer da promoção da saúde e da prevenção da doença uma prioridade nacional”, com o respetivo investimento e planeamento.

A governante concretizou a visão preventiva para o sistema de saúde, dando exemplos como a proposta de Revisão da Lei do Tabaco ou a criação do Instituto dos Comportamentos Aditivos e das Dependências. “O objetivo passa por promover a saúde”, isto é, “criar as condições para reduzir a carga da doença, vivendo mais anos e com mais qualidade e bem-estar”, defendeu.

“Não tenho dúvidas que a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto continuará a desempenhar um papel fundamental nesta visão mais abrangente que queremos para a Saúde”, concluiu Margarida Tavares, para agradecer à instituição a dedicação ao ensino, à partilha de conhecimento e à formação de quadros na área da Saúde.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023