sns-container
SNS-Print

Ricardo Mestre visita profissionais do SNS no distrito de Leiria.

“É muito gratificante assistir, nos locais, à satisfação e motivação dos profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde Familiar B”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, acrescentando que esse facto é “um importante estímulo para continuar a reforma dos cuidados de saúde primários”.

Para Ricardo Mestre, a “felicidade” dos profissionais atesta que “o Governo está a tomar as medidas certas, que valorizam os profissionais de saúde e melhoram as respostas aos utentes”. As Unidades de Saúde Familiar (USF) estimulam o trabalho em equipa e é garantida cobertura total de médico e enfermeiro de família aos utentes de cada USF.

No caso das USF modelo B os profissionais recebem uma remuneração-base e um pagamento variável, associado ao desempenho, designadamente pelo alargamento da lista de utentes, pela realização de domicílios e pela qualidade evidenciada no acesso e na assistência clínica.

O Secretário de Estado falava no primeiro dia do roteiro “Governo Mais Próximo”, no distrito de Leiria, 20 de março, na visita aos Centro de Saúde da Marinha Grande, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, onde contactou com os profissionais das USF Vitrius, Semear e Stephens.

Estas unidades são constituídas por equipas multiprofissionais, integrando médicos de família, enfermeiros e secretários clínicos, que se organizam para prestar cuidados a uma determinada população.

A dedicação plena estimula o melhor do serviço público de saúde

A comitiva da Saúde dedicou depois parte do dia aos cuidados de saúde hospitalares, rumando ao Hospital de Santo André, em Leiria. Ricardo Mestre visitou o Serviço de Pediatria, nomeadamente as alas de Internamento e de Ambulatório, Consulta Externa e o Hospital de Dia. O governante conheceu também o laboratório de eletroencefalografia das unidades de Neurologia e de Neuropsicologia.

Nesta unidade do Centro Hospitalar de Leiria, Ricardo Mestre teve oportunidade de responder a questões de profissionais de saúde relacionadas com o regime de dedicação plena, um modelo de organização do trabalho que “estimula uma maior dedicação ao serviço público”, defendeu.

“Decorrente da dedicação à causa pública, os médicos especialistas beneficiam de um aumento que resulta de aplicação de novos índices das tabelas de remuneração da função pública, aos quais acresce um suplemento de 25%”, explicou Ricardo Mestre, acrescentando que “no caso dos médicos especialistas em início da carreira, isso significa um aumento de remuneração de 33%”.

Ricardo Mestre deixou ainda claro junto dos presentes que “os médicos que adiram à dedicação plena são livres de exercer em unidades privadas ou do sector social, desde que garantam o cumprimento da jornada de 40 horas semanais”.

O secretário de Estado assistiu depois à apresentação dos principais resultados do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Oftalmologia, que classificou como “um exemplo do potencial e da qualidade da resposta pública de saúde que deve ser generalizado ao resto do país e alargado a outras áreas de cuidados”.

Os CRI são estruturas de gestão intermédias dentro dos hospitais, criadas por proposta dos profissionais, que têm autonomia funcional, e que assumem o compromisso de assegurar aos cidadãos mais acesso e melhores resultados em saúde, valorizando, também do ponto de vista remuneratório, o desempenho dos profissionais.

Nova Unidade de Cuidados de Convalescença de Pombal

No final do roteiro, Ricardo Mestre visitou a obra da nova Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital de Pombal, com capacidade para 16 camas, que visa o tratamento e supervisão clínica de utentes com necessidade de cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico.

“Este investimento do Centro Hospitalar de Leiria, uma resposta diferenciada ao nível da reabilitação, integra uma rede maior de prestação de cuidados de proximidade e é um símbolo maior do verdadeiro espírito do serviço público de saúde”, disse Ricardo Mestre.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023