sns-container
SNS-Print

Investimento com verbas do PRR vai avançar.

A região Norte vai ter 41 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde, num investimento superior a dois milhões de euros distribuídos por três anos. Uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República autoriza a Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., a proceder à repartição de encargos, com vista ao lançamento dos procedimentos para a execução dos projetos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A portaria, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, estabelece os montantes até 2025.

“O XXIII Governo Constitucional pretende um Serviço Nacional de Saúde (SNS) cada vez mais justo e inclusivo, que responda às necessidades da população. A recente pandemia de COVID-19 evidenciou a importância de mantermos um serviço público de saúde forte, acessível a todos e tendencialmente gratuito, que assegure o direito fundamental à proteção da saúde, independentemente da condição social, situação económica ou localização geográfica de cada um”, lê-se no diploma.

Em julho do ano passado, o Governo anunciou a criação de 130 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde e a requalificação ou adaptação de 193 instalações nos cuidados primários. Estes investimentos estão integrados no PRR, que prevê 475 milhões de euros para aumentar as respostas nos cuidados de saúde primários. Um grupo de trabalho criado em março para relançar a saúde oral no SNS, coordenado pela Direção Executiva do SNS, apresentou recentemente recomendações nesta área, nomeadamente a necessidade de reforço de recursos humanos. 

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023