
Secretária de Estado da Promoção da Saúde encerrou evento em Ponte de Sor.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde encerrou esta sexta-feira, 14 de julho, a sessão de apresentação do Referencial Técnico Verão 2023 da Direção-Geral da Saúde, que teve lugar no Centro Cultural de Montargil, no concelho de Ponte de Sor. Com o mote “Juntos por Um Verão Seguro”, o evento juntou parceiros da Saúde na promoção da saúde e prevenção da doença, entre os quais a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Instituto de Socorros a Náufragos. Margarida Tavares cumprimentou as equipas dos vários meios de resposta presentes e acompanhou a homenagem do município à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que iniciou a carreira em Ponte de Sor.
“É muito importante a união que vemos aqui”, afirmou Margarida Tavares. “Só juntos conseguiremos ter uma maior segurança”.
“Precisamos de, juntos, ser vigilantes e pôr o máximo de medidas no terreno, sabendo que nunca vamos conseguir prevenir todas as situações e que os humanos são sempre imaginativos. Às vezes, por mais que façamos, é difícil evitar algumas situações”, acrescentou a secretária de Estado.
A governante sublinhou que o reforço da preparação e resposta em períodos sazonais deve incorporar lições da pandemia, nomeadamente o trabalho em rede e a necessidade de definir medidas específicas para as populações mais vulneráveis.
“A resiliência inclui a capacidade de nos adaptarmos, em cada momento, às novas situações que surgem. O inverno passado ainda foi uma transição difícil e temos agora um verão quente em que temos de nos preocupar com os problemas desta época, que não sendo fáceis, são mais previsíveis”, explicou Margarida Tavares, indicando que uma das medidas que se mantém é o funcionamento, em permanência, da Equipa de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde, que junta pontos focais dos diferentes organismos para uma maior coordenação.
A SE salientou ainda o papel das autarquias e a oportunidade da descentralização de competências para os municípios para o reforço das intervenções em proximidade.
Margarida Tavares renovou por fim o apelo para que o primeiro contacto com os serviços de saúde seja a linha SNS24, para permitir que os serviços respondam de forma adequada às necessidades de cada pessoa: “Como diz muitas vezes a DGS, todos somos agentes de saúde pública”.
Listas de verificação disponíveis
No Portal do SNS, no separador cor de laranja “Resposta Sazonal em Saúde”, é possível consultar o Plano Estratégico do Ministério da Saúde para o Verão, que contém orientações a nível nacional para uma intervenção integrada. Estão também disponíveis listas de verificação desenvolvidas pela Equipa de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde do Ministério da Saúde para os quatro níveis de cuidados (pré-hospitalares, cuidados de saúde primários, hospitalares e cuidados continuados). Estas listas visam apoiar o trabalho de preparação nas diferentes instituições.