sns-container
SNS-Print

Luís Miguel Gouveia é o novo Presidente do Conselho de Administração

O Governo nomeou o novo Conselho de Administração (CA) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, após término do mandato dos anteriores membros. A nova equipa entra em funções esta quarta-feira, 5 de julho, sendo liderada pelo administrador hospitalar Luís Miguel Gouveia.

Bárbara Flor de Lima será a nova Diretora Clínica do hospital e Maria de Fátima Neves é nomeada Enfermeira Diretora. Julieta Dias Ribeiro assume o cargo de Vogal Executiva.

O novo Conselho de Administração foi proposto pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e é designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.

O Ministério da Saúde reconhece e agradece todo o trabalho e empenho da equipa que agora cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde em 2023 e o caminho de defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população.

NOTAS CURRICULARES

Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia é licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing – Lisboa, com uma Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Nova de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública. Ao longo dos últimos 28 anos, exerceu funções executivas em diferentes instituições da saúde, no setor público e privado, tendo sido Vogal do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Administrador Executivo do Hospital de Cascais e Administrador Executivo do Hospital Lusíadas Amadora.

Bárbara Silveira Dias Flor de Lima é Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a Especialidade de Doenças Infeciosas. Iniciou a carreira como assistente hospitalar de Infeciologia no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, onde coordenou a partir de 2021 o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. Integrou também a Comissão de Qualidade e Segurança do doente e Equipa de Prevenção e Controlo de Legionella. É Assistente Convidada de Microbiologia Clínica Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Julieta Dias Ribeiro do Carmo Ribeiro é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na menção de Ciências Jurídicas, com o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração. Iniciou a carreira na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, onde exerceu funções como Inspetora e integrou as equipas multidisciplinares de Auditoria do Desempenho Organizacional e Controlo Financeiro e de Controlo dos Procedimentos de Contratação Pública, sendo posteriormente Chefe de Equipa. Integrou, como técnica especialista, gabinetes do XXII Governo Constitucional e XXIII Governo Constitucional no Ministério da Educação e no Ministério da Justiça. Em janeiro de 2023 assumiu o cargo de subdiretora-Geral da Direção-Geral de Política do Mar, em regime de substituição.

Maria de Fátima Brua da Assuda das Neves é licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa, com uma Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende. Tem um percurso profissional de 34 anos em Instituições do Serviço Nacional de Saúde, tendo exercido funções na área da gestão desde 1996 no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca em diferentes serviços de Internamento, Consulta Externa, Bloco Operatório e Cuidados Intensivos.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023