
Equipa portuguesa de 140 operacionais enviada para ajudar no combate aos incêndios no Canadá está de regresso a Portugal
A Força Operacional Conjunta (FOCON) composta por 140 operacionais que Portugal enviou para o Canadá, para ajudar a combater os incêndios florestais que assolam aquele país da América do Norte, chegou a Lisboa, quinta-feira, dia 29 de junho.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, acompanhou o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, no momento da chegada da força operacional portuguesa, 15 dias depois de ter iniciado a missão, integrada no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
“Deixo um agradecimento especial ao INEM pelo apoio médico que deram a cada um dos operacionais desta força”, disse Margarida Tavares. A equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica foi constituída por 7 profissionais e teve como principal missão a prestação de apoio médico.
A equipa disponibilizou todo o equipamento e material clínico necessários para garantir o apoio médico diferenciado ao nível de Suporte Avançado de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma. A equipa do INEM foi constituída por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de emergência pré-hospitalar e um logístico.
A Focon, composta por 140 operacionais da Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), partiu de Lisboa em 14 de junho.