sns-container
SNS-Print

Centro Hospitalar do Oeste cria Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia

O Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) conta com um novo Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Oeste (CRIO.O), que tem como objetivo potenciar o aumento de consultas e cirurgias na especialidade de oftalmologia, e diminuir as listas de espera de forma mais eficaz, respondendo às necessidades de saúde visual dos utentes dos concelhos da área de abrangência do CHOeste.

Segundo o CHOeste, este CRI está vocacionado para prestar um atendimento oftalmológico em regime de ambulatório, dando prioridade aos utentes em idade pediátrica, utentes diabéticos e utentes com marcada diminuição da acuidade visual, nomeadamente em contexto de patologia prevalente como a Degenerescência Macular ligada à idade ou a catarata. Nesse sentido, o CRIO.O pretende construir uma plataforma para a prestação de um atendimento oftalmológico de qualidade, direcionado para patologias agudas e crónicas, de elevada prevalência e complexidade, e que exigem cuidados complexos e diferenciados.

O Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Oeste é dirigido por um conselho de gestão constituído por Pedro Alfaiate, diretor do Serviço de Oftalmologia do CHOeste, e pelas vogais Maria José Mira e Teresa Leal, e composto por uma equipa dedicada multidisciplinar de 16 profissionais de diferentes categorias e competências.

Segundo Pedro Alfaiate, diretor do CRIO.O, este novo modelo de gestão permitirá expandir o desempenho da atividade assistencial, que se reveste de uma elevada importância, sobretudo agora, em que a procura pelos cuidados de saúde no SNS está a aumentar. Nesse sentido, estima que durante o primeiro ano de atividade do CRIO.O, possam ser realizadas mais de 2.200 cirurgias e mais de 7.700 consultas.

Recorde-se que este é o terceiro Centro de Responsabilidade criado no CHOeste, sendo que os dois primeiros foram criados em 2020, nas áreas da Pneumologia e da Psiquiatria e Saúde Mental.

Para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, estas estruturas de gestão permitem dar respostas assistenciais mais flexíveis e de maior proximidade, em articulação com os cuidados de saúde primários, particularmente úteis para ajustar o modelo de prestação de cuidados às necessidades dos utentes. Ao mesmo tempo, será possível atribuir às equipas envolvidas mais autonomia e responsabilidade para rentabilizar a capacidade instalada e cumprir os tempos de resposta, centrados nas necessidades dos utentes e com incentivo à melhoria contínua.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

Para saber mais, consulte:

CHOeste > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023