sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde participou em tertúlia na sede da Ordem dos Médicos do Norte

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, participou na passada quinta-feira, 15 de junho, no Ciclo de tertúlias – Consulta aberta, promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM). O encontro com Luís Marques Mendes e moderação pelo presidente da SRNOM, Eurico Castro Alves, debateu o papel dos médicos na sociedade, a intervenção cívica e política desta classe profissional e o futuro do Serviço Nacional de Saúde.

O Ministro da Saúde sublinhou o papel dos médicos na construção do SNS e o seu papel percursor, nomeadamente com a publicação do Relatório das Carreiras Médicas, em 1961, que defendia a necessidade de garantir o acesso universal à saúde, um movimento liderado por Miller Guerra.

Depois de anos “muito disruptivos”, afirmou Manuel Pizarro, “precisamos de reconstruir um SNS com o qual as pessoas se sintam identificadas. Não tenho dúvida nenhuma de que, independentemente de as pessoas poderem ter percursos gratificantes noutras componentes do sistema de saúde, uma boa parte da gratificação [da profissão médica] decorre daquilo que podemos fazer no SNS e não podemos fazer noutros sítios porque não é sustentável. Só é sustentável na base deste grande seguro de saúde coletivo que é o Serviço Nacional de Saúde”.

Abordando as reformas em curso, o Ministro da Saúde defendeu que a constituição de novas Unidades Locais de Saúde (ULS) e Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) nos hospitais pode ser o “fermento” de uma nova forma de organização dentro do SNS e permitir uma maior mobilização dos profissionais, destacando a necessidade de envolver os mais jovens na definição de novos serviços que respondam às necessidades das pessoas.

Voltar

Últimas Notícias

Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023
O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023