
DGS assinala efeméride com campanha de sensibilização.
Celebra-se hoje, dia 15 de junho, o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela ONU.
Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, promove uma campanha de sensibilização para este problema com grave impacto sobre a saúde das populações.
Segundo a OMS, estima-se que uma em cada seis pessoas idosas tenha sofrido algum tipo de violência no ano passado, o que se traduz em 141 milhões de vítimas em todo o mundo.
A violência contra as pessoas idosas é um fenómeno multidimensional, que muito embora à escala global, permanece frequentemente subnotificado.
As práticas abusivas, que são transversais a toda a sociedade, podem revestir-se sob a forma física, psicológica, financeira, sexual, mas também abandono e negligência. Estas últimas representam inestimável sobrecarga sobre os sistemas de saúde e elevados custos sociais e económicos.
De acordo com a Década do Envelhecimento Saudável da ONU, são identificadas cinco áreas prioritárias de ação:
- Combater ao preconceito associado ao envelhecimento;
- Gerar mais e melhores dados para compreender a dimensão do problema;
- Desenvolver e ampliar intervenções custo-efetivas para prevenir e responder à violência;
- Tornar a violência uma prioridade de investimento para conseguirmos combatê-la; e
- Dirigir fundos e recursos para a sua concretização.
A Rede de Equipas de Prevenção da Violência em Adultos, hoje implementada no SNS em cuidados de saúde primários e hospitais, desempenham um papel preponderante na sensibilização, formação e apoio aos/às demais profissionais de saúde, nomeadamente, divulgação de orientações técnicas e Registo Clínico de Violência em Adultos para apoio às boas práticas, disponível no Registo de Saúde Eletrónico-Área do Profissional.
Para saber mais, consulte:
DGS > Destaques