sns-container
SNS-Print

“Esta nova Unidade de Saúde é uma prova viva da força da cooperação entre o poder local e o Governo”, Manuel Pizarro.

“Garantir Saúde para todos e fortalecer o Serviço Nacional de Saúde passa por fortalecer os seus equipamentos”, disse Manuel Pizarro, na cerimónia de inauguração da nova Unidade de Saúde de Famões, em Odivelas, na manhã de 6 de junho. “A comodidade e modernidades das novas instalações permite reforçar a qualidade resposta dos cuidados de saúde primários enquanto lugar de promoção da saúde e prevenção da doença em várias frentes”, referiu.

O Ministro da Saúde mostrou-se confiante no “aprofundamento” da relação entre o SNS e as autarquias como parte da solução para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos. “Esta nova unidade de saúde é uma prova viva da força da cooperação entre o poder local e o Governo e de como isso pode fortalecer o sistema público de saúde”, disse.

Manuel Pizarro reconheceu que “a região de Lisboa e Vale do Tejo necessita de mais médicos”, salientando, contudo, que “melhores instalações facilitam a capacidade de atrair novos profissionais e criar novas equipas de saúde familiar”. Neste contexto, reiterou “o empenho e a persistência” nas medidas estruturais em curso: “formar mais médicos, formar mais especialistas de medicina geral e familiar e atrair mais jovens especialistas”, concretizou.

“No mais recente concurso, foi possível contratar 314 novos médicos de medicina geral e familiar. Dos 307 recém-especialistas que concluíram a especialidade este ano, 306 concorreram e 278 escolheram uma vaga e vão iniciar funções como médico de família no SNS”, disse o Ministro da Saúde, salientado que esta “é uma taxa de retenção de 91%, acima dos 79% do concurso de 2022 e 73% no concurso de 2021”.

A nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Polo de Famões representa um investimento de quase um milhão e quinhentos euros, financiados a 100% pelo Município de Odivelas e cofinanciado em 50% ao abrigo do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. Serve mais de 7 mil pessoas que integram a população residente na União de Freguesias de Pontinha e Famões, concelho de Odivelas.

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023