
Mensagem de condolências do Ministro da Saúde pelo falecimento do médico António Araújo Teixeira.
Recebi com consternação a notícia do falecimento de António Araújo Teixeira. Neste dia pesaroso, envio as mais sentidas e profundas condolências à família, aos amigos, à comunidade portuense e a todos os que com ele privaram.
Nasceu no Porto, na freguesia de Cedofeita. Decano da cirurgia portuense, aluno brilhante, médico cirurgião exímio, docente proeminente, deixa um legado imenso na cirurgia geral e um percurso médico-científico ímpar.
Iniciou a sua carreira hospitalar no Hospital de Santo António. Ingressou depois no Hospital de São João e lecionou na Faculdade de Medicina do Porto. Frequentou o serviço de Cirurgia do Hospital Bichat, em Paris, centro de alto prestígio internacional em Cirurgia Hepatobiliar. Mais tarde, assumiu diversos cargos de direção no Hospital de São João, durante quase três décadas.
O Ministério da Saúde presta homenagem a António Araújo Teixeira, recordando a genialidade que o elevou a referência nacional, ao prestigiar a Medicina, a Ciência e a Academia em Portugal.