sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde destacou importância de promoção da saúde nas várias faixas etárias.

A promoção da saúde e a prevenção da doença não são uma mera necessidade ou ambição política. São o único caminho possível para podermos dar mais qualidade de vida às pessoas e para conseguirmos continuar a ter um sistema de saúde que responda com qualidade e atempadamente às necessidades que temos, sem colocar em causa a sustentabilidade. Esta foi uma das ideias defendidas pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, durante uma intervenção dedicada ao tema “Políticas para a Saúde: A importância da aposta na prevenção”, no âmbito da sessão “Saúde, Qualidade de Vida, Envelhecimento e Políticas Públicas”.

O Ministro da Saúde falava, na sexta-feira, dia 26 de maio, durante um evento conjunto da Junta de Freguesia do Bonfim e da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto, que implementaram um Programa de Extensão Comunitária denominado AtivaMente – Bonfim, que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo, autónomo e saudável dos cidadãos com 55 anos ou mais, residentes da Freguesia do Bonfim.

O AtivaMente-Bonfim tem um ano de funcionamento e integra 60 participantes que realizam sessões de exercício físico duas vezes por semana, quantificando-se o impacto da intervenção a nível de indicadores de saúde física, social e psicológica.

O Ministro da Saúde começou por evocar os ganhos que as mudanças sociais e que o SNS nos trouxeram, com um aumento de 12 anos na esperança média de vida em apenas quatro décadas. Manuel Pizarro defendeu que importa agora fazer um caminho de aposta na qualidade de vida, para que as pessoas vivam com menos carga de doença crónica.

O governante apresentou alguns dados das Projeções do INE para a População Residente em Portugal. Entre 2015 e 2080, de acordo com o cenário central de projeção, Portugal perderá população, dos atuais 10,3 para 7,5 milhões de pessoas, ficando abaixo do limiar de 10 milhões em 2031. O número de jovens diminuirá de 1,5 para 0,9 milhões. O número de idosos passará de 2,1 para 2,8 milhões. Face ao decréscimo da população jovem, a par do aumento da população idosa, o índice de envelhecimento mais do que duplicará, passando de 147 para 317 idosos, por cada 100 jovens, em 2080.

“Temos de nos preparar para esta enorme mudança social”, alertou Manuel Pizarro, sublinhando que “são os nossos comportamentos que estão a minar as condições de vida no futuro”. Ainda assim, asseverou que “a idade não é uma limitação se criarmos condições para o envelhecimento ser feito de forma mais positiva”, evocando exemplos de longevidade com criação, como Manoel de Oliveira, José Saramago ou Pablo Picasso.

Do lado do sistema de saúde, o Ministro explicou que o SNS está a ser reforçado nas suas várias vertentes, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados de saúde primários, para que todas as pessoas contem com uma equipa de saúde com múltiplas profissões, capazes de fazer promoção primária. Do lado dos hospitais, esse investimento também está a ser feito, garantiu, citando exemplos de reformas, como a renovação dos serviços ou a criação das Unidades Locais de Saúde, que permitirão uma melhor integração de cuidados.

Contudo, o governante contrapôs que este não é um caminho que a saúde possa fazer sozinha, e que é mesmo necessário contarmos com saúde em todas as políticas e em todos os setores, para podermos ter bons resultados nos vários ciclos de vida e conseguirmos um envelhecimento ativo em pleno, destacando o enorme papel que as autarquias e que o poder local podem ter.

Neste contexto, Manuel Pizarro dedicou, ainda, parte da sua intervenção a explicar os objetivos que a nova Lei do Tabaco tem, nomeadamente de proteger as pessoas do fumo passivo, de equiparar os vários produtos que trazem malefícios para a saúde e de criar uma geração livre de tabaco em 2040.

Voltar

Últimas Notícias

HDS disponibiliza especialidade que se dedica às doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário.
06/12/2023
Secretário de Estado encerrou sessão de lançamento de linha de investimento.
06/12/2023
Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023