sns-container
SNS-Print

HESE vai assinalar dia mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do Hospital do Espírito Santo de Évora assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa com a realização do Seminário “A voz do Silêncio”, no dia 23 de junho, às 9 horas, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem São João de Deus.

De acordo com o HESE, a iniciativa pretende alertar para este flagelo da nossa sociedade, um fenómeno tendencialmente crescente que requer obrigatoriamente atenção e intervenção por parte de todos os cidadãos, em especial dos profissionais de saúde. Durante a manhã a temática incidirá nos sub-temas: a importância da articulação interinstitucional e a investigação e jurisprudência e contará com a presença de profissionais da área da saúde, da Segurança Social e da GNR e da PSP.

O aumento de ano para ano, do número de pessoas idosas, vítimas de violência, impõe uma análise rigorosa da realidade social, sobretudo das dinâmicas/relações interpessoais, uma vez que os dados demonstram na maioria uma correlação entre o agressor e a vítima, enquadrável no crime de violência doméstica.  A Organização Mundial de Saúde define a violência contra a pessoa idosa, como: “A ação única ou repetida, ou a falta de resposta adequada, que causa angústia ou dano a uma pessoa idosa e que ocorre dentro de qualquer relação onde exista uma expectativa de confiança”.  

Existem vários sinais que podem indiciar a prática de violência contra a pessoa idosa. No entanto, os dados mostram que há uma predisposição para as vítimas esconderem situações de violência, por temerem o seu agravamento, não quererem preocupar as famílias, ou ainda por limitações físicas e/ou mentais. A violência pode apresentar várias formas, física, psicológica/verbal, sexual, negligência e abandono e/ou financeira/económica. 

A tomada de consciência relativamente à violência contra a pessoa idosa é urgente e indispensável, pois só através dela é possível PREVENIR e consequentemente diminuir o seu risco.  

No dia 15 de junho de 2023, assinala-se mais um Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, mas o Seminário será dia 23 e contará com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida Casuística, Daniela Machado.

Para saber mais, consulte:

HESE > Inscrições e informações

Voltar

Últimas Notícias

As lideranças têm um papel fundamental na motivação e no apoio aos trabalhadores, disse Margarida Tavares.
23/02/2024
"Não há melhor propósito da ciência do que salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Manuel Pizarro.
23/02/2024
Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024