sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde encerrou encontro Oftalgest, em Viana do Castelo.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou a evolução que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) teve na última década, dando como exemplo alguns tratamentos diferenciados que as pessoas recebem hoje e também a diferença estatística na mortalidade e morbilidade de doenças como o cancro. “Hoje oferecemos muito mais às pessoas”, insistiu o Ministro, esta sexta-feira, 19 de maio, no encerramento da segunda edição do Oftalgest, que decorreu em Viana do Castelo.

Concretamente na área da oftalmologia, Manuel Pizarro evocou algumas patologias, como as cataratas, que exigem hoje mais da especialidade, fruto do envelhecimento, mas contrapôs que estas intervenções estão muito mais facilitadas na atualidade.

Em relação ao futuro do SNS, o governante admitiu que há dificuldades, mas asseverou que estão em curso várias medidas que vão permitir reforçar a capacidade de resposta do SNS em várias frentes. “A nova combinação de tarefas entre profissionais de saúde é um debate que temos de fazer. A prestação de cuidados de saúde moderna exige a combinação de diferentes saberes”, defendeu, dando o exemplo de como na área da oftalmologia a prestação de cuidados só pode evoluir com uma combinação entre oftalmologistas, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais de saúde.

Para o Ministro da Saúde, o futuro passa também por conseguir “levar mais especialidades para junto das pessoas, nos centros de saúde”, o que permite centrar efetivamente os cuidados nos doentes, aproximar profissionais e investir mais na promoção da saúde e na prevenção da doença.

“Precisamos mesmo de desenvolver uma agenda de promoção da saúde. Não pode ser um tema de rodapé dos discursos políticos”, frisou Manuel Pizarro, alertando que “a indução da mudança de comportamentos é complexa e demora o seu tempo”, pelo que o tempo de agir é agora.

“A nova combinação de tarefas entre profissionais de saúde é um debate que temos de fazer. A prestação de cuidados de saúde moderna exige a combinação de diferentes saberes”, defendeu o Ministro da Saúde.
Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023