sns-container
SNS-Print

“Quando fizemos 53 milhões de atendimentos no SNS em 2022, fizemos todos”, afirmou Margarida Tavares

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou esta sexta-feira, 19 de maio, na abertura do III Encontro Nacional de Administrativos da Saúde, uma iniciativa do SPAS – Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde. Margarida Tavares começou por saudar os 35 anos desta associação sindical, que se assinalam em 2023, afirmando que será sempre uma voz na defesa das melhores condições para os trabalhadores do SNS.

“Sem administrativos, as mais de 2 mil unidades dos cuidados primários que temos espalhadas por todo o país não abriam todas as manhãs. O mesmo com os diferentes serviços hospitalares, seja os que estão mais em contacto com os doentes, seja os que estão mais na retaguarda. Quando fazemos 53 milhões de atendimentos anuais no SNS, como foi o caso em 2022, fazemos todos”, afirmou Margarida Tavares.

A Secretária de Estado defendeu a necessidade de valorizar o papel e a carreira de todos os profissionais do SNS, considerando os administrativos “peças fundamentais” para garantir o acesso à saúde. “Todos são essenciais para cumprirmos a missão de prestar os melhores cuidados de saúde à população, e fazê-lo de forma atempada, humana e inclusiva”, sublinhou, destacando o facto de o programa do encontro incluir temas como o acesso à saúde por migrantes. “Em muitas unidades é comum haver utentes de 10 ou mais nacionalidades. Temos de identificar as necessidades em matéria de comunicação e conseguir organizar um sistema que funcione efetivamente para todos, para quem atende e para quem procura cuidados.”

Margarida Tavares destacou a missão especial dos administrativos como primeiro ponto de contacto do cidadão com os serviços de saúde, apelando a que contribuam com a sua visão do terreno para as soluções e a que sejam “facilitadores” do percurso do cidadão na saúde. “Aconselhar o SNS24, valorizar positivamente o utente que o fez, alertar que os atestados de autodeclaração da doença já podem ser feitos pelo próprio”, exemplificou, reconhecendo que uma maior proatividade depende de os serviços serem capazes de transmitir e partilhar informação com todos os profissionais. 

Voltar

Últimas Notícias

HDS disponibiliza especialidade que se dedica às doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário.
06/12/2023
Secretário de Estado encerrou sessão de lançamento de linha de investimento.
06/12/2023
Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023