sns-container
SNS-Print

Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou na inauguração de unidade no CHVNG/E.

O Centro Hospitalar de Vila de Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) inaugurou esta quarta-feira, 17 de maio, a nova Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (EPCTU na sigla em inglês), a primeira no Serviço Nacional de Saúde totalmente dedicada a ensaios de terapêuticas nas suas fases mais iniciais. A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou na cerimónia ao lado da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, tendo visitado a nova valência, que começou a funcionar no início deste ano.

Margarida Tavares sublinhou que, além do contributo para o desenvolvimento clínico, a aposta na investigação no SNS permite valorizar os profissionais e incentivá-los a prosseguir a sua carreira e formação académica no serviço público de saúde.

“Sei o quão valiosos são os nossos profissionais. Não podemos ignorar situações de desmotivação e cansaço nas equipas e por isso assumo o quanto é importante, para quem tem o privilégio e por vezes a dificuldade de tomar decisões, perceber e mudar essa realidade”, afirmou Margarida Tavares. “Não vamos conseguir fazer tudo de uma vez: aumentar salários, renovar todos os edifícios e infraestruturas e alterar as condições de trabalho, mas temos de conseguir manter os incentivos e poder criar bolsas de inovação e investigação no SNS é também um caminho para isso”, acrescentou.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior adiantaram que está a ser preparado um pacote de medidas nesta área, por forma a propiciar melhores condições e tempo protegido para a investigação na saúde e no SNS. No espaço de três meses, esta nova unidade do CHVNG/E participou em cinco ensaios clínicos, com nove doentes. Vai dedicar-se a estudos de farmacocinética e farmacodinâmica (comportamento do medicamento) em populações especiais como doentes insuficientes renais e hepáticos, estudos de prova de conceito em doentes e estudos terapêuticos de novas medicações na área da oncologia, etapas iniciais do desenvolvimento de fármacos que permitem, posteriormente, avançar para os ensaios mais alargados antes da chegada à clínica de novas moléculas ou indicações.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023