sns-container
SNS-Print

Centro de Responsabilidade Integrada vai aumentar capacidade de resposta aos doentes que aguardam cirurgia.

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) conta, a partir desta segunda-feira, dia 8 de maio, com um novo Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) dedicado às patologias da coluna.

Este terá como principal objetivo responder de forma atempada e integrada às necessidades do utente com patologia da coluna vertebral (escoliose idiopática do adolescente, hérnias discais e fraturas de origem traumática) e ficará sediado no Hospital de São José.

De acordo com o CHULC, este CRI, o nono em funcionamento no CHULC, pretende ser uma referência nacional e internacional na patologia da coluna, confirmando assim o investimento do Conselho de Administração neste modelo de gestão intermédia, inovadora, que permite aumentar a acessibilidade, otimizar recursos e melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados.

O CRI-Coluna surge da vontade dos especialistas de Ortopedia, Neurocirurgia e Medicina Física e de Reabilitação de tratarem a patologia da coluna de forma integrada, agregando numa equipa multidisciplinar profissionais de outras áreas como Medicina Interna, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Apoio Social, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.

Com uma resposta centrada nas necessidades do utente, este é um projeto transversal ao CHULC, pelo que dispõe de um conjunto de camas no Hospital Curry Cabral e no Hospital de Dona Estefânia, satisfazendo todas as áreas da procura de cuidados de saúde da patologia da coluna.

A direção do CRI-Coluna, constituída por Nélson Carvalho, especialista em Ortopedia e Traumatologia, Ricardo Braga, enfermeiro gestor e David Mateus, administrador hospitalar, pretende aumentar a atividade assistencial neste segmento, reduzir as listas de espera, aumentar a qualidade e segurança dos serviços e contribuir para uma maior eficácia e eficiência técnica e tecnológica.

Em simultâneo, a abertura do CRI-Coluna permitirá criar a figura do cirurgião de coluna, colocando o CHULC na vanguarda da formação de jovens médicos, através da associação de conhecimento técnico e científico de duas especialidades cirúrgicas. De igual forma, vai permitir a existência de uma área de diferenciação importante no âmbito da enfermagem de reabilitação.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023