
Manuel Pizarro reuniu com a homóloga brasileira para aprofundar a cooperação na área da saúde e biomedicina
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reuniu com a sua homóloga brasileira, Nísia Trindade Lima, em Lisboa, na manhã do dia 25 de abril, com o objetivo de aprofundar temas de interesse comum e oportunidades de colaboração na área da Saúde, em termos académicos, científicos e económicos.
Os governantes abordaram a cooperação entre Portugal e o Brasil na área da saúde e da investigação biomédica, agora reforçada com a assinatura do memorando de entendimento pelas áreas da Economia, Ciência e Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, e formas de o operacionalizar nas áreas do medicamento, dispositivos médicos e recursos humanos.
O acordo foi formalizado na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Presidente do Brasil, Lula da Silva, durante a 13.ª Cimeira Luso-brasileira, que decorreu no passado dia 22 de abril, em Lisboa.
O encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e do presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
A Fiocruz trabalha com diversos parceiros, incluindo Portugal e instituições nacionais, na criação de um cluster de saúde luso-brasileiro, assente numa cooperação bilateral, europeia, ibero-americana e ao nível da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.