
Casimiro Ramos reconduzido na presidência do Conselho de Administração
O novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas, foi nomeado, com efeitos a 21 de abril.
O Conselho de Administração do CHMT é presidido por Casimiro Ramos, sendo Diretor Clínico o Médico Carlos Luís Lousada. Maria da Piedade Pinto é a Enfermeira Diretora. Carla Oliveira e Carlos Gil são Vogais Executivos, a primeira com o pelouro financeiro.
O novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, por proposta do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, para um mandato de três anos.
O Ministério da Saúde reconhece e agradece o trabalho dos elementos do Conselho de Administração que agora cessam funções.
Notas Curriculares
Casimiro Francisco Ramos é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e detentor do Doutoramento Europeu em Direção de Empresas e Gestão de Marketing, pela Universidade de Sevilha. Exerce funções como Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) desde 2021. Foi vogal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (2008-2011) e integrou as comissões de avaliação de propostas dos concursos de parceria público-privada dos hospitais de Vila Franca de Xira e do Hospital de Loures. Docente universitário em várias instituições, nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Empresarial, leciona atualmente no Instituto Superior de Gestão do grupo ENSINUS (Lusófona). Foi deputado à Assembleia da República, de 14 de outubro de 1998 a 20 de abril de 2002, e vereador da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, de 1998 a 9 de outubro de 2005.
Carlos Luís Adão de Castro Lousada é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, médico especialista e chefe de serviço em Pneumologia. Exerce as funções de Diretor de Serviço de Pneumologia do CHMT, cargo para o qual foi nomeado interinamente em 2019 e, após concurso, em 2020. Publicou vários artigos em revistas médicas, tendo colaborado com estudos epidemiológicos e ensaios clínicos na área de pneumologia feitos em Portugal.
Maria da Piedade Dias Fernandes Pinto é licenciada em Enfermagem Geral pela Escola de Enfermagem Pós-Básica Dr. Ângelo da Fonseca (hoje integrada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra). É Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar Médio Tejo desde 2021, tendo exercido funções de chefia em diferentes serviços do CHMT, mais recentemente no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica. É membro da Equipa Dirigente do Plano Local de Saúde do Médio Tejo e Conselheira Local Externa para a Igualdade na Câmara Municipal de Abrantes. Foi membro da Assembleia Municipal de Abrantes e da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Carla Maria Ferreira Oliveira é licenciada em Economia pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa. É Vogal Executiva do Conselho de Administração do CHMT desde 2022, com os pelouros de Serviço de Gestão Financeira, Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão, Unidade Local de Gestão do Acesso, Serviço de Sistemas de Informação e Centros de Responsabilidade Integrados. Foi coordenadora das unidades de Gestão do Risco e de Orçamento e Controlo na Administração Central do Sistema de Saúde, tendo exercido anteriormente funções como Inspetora na Inspeção-Geral da Administração Pública (IGAP) e na Inspeção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (IGOPTC).
Carlos Alberto Coelho Gil é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, tendo concluído o Curso de Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Publica. Fez ainda o CADAP – Curso de Alta Direção em Administração Pública, pelo INA-Instituto Nacional de Administração, e o PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, da AESE – Escola de Direção e Negócios, com a colaboração científica da Universidade de Navarra. Exerce o cargo de vogal do Conselho de Administração do CHMT desde 2014, com os pelouros do Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Serviço de Gestão Hoteleira, Serviço Social, Central de transportes, Saúde Ocupacional e Serviço de Gestão Logística. Exerceu funções como administrador hospitalar em várias instituições e hospitais do SNS, entre os quais a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o Hospital Distrital de Chaves ou o Centro Hospitalar de Cascais.