
Secretária de Estado defende que os municípios são aliados na prevenção da doença e na promoção da saúde
Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, marcou presença na sessão evocativa do Dia Mundial da Saúde, assinalado a 19 de abril pelo Município de Santarém.
A Secretária de Estado defendeu que “a OMS nasceu do reconhecimento da necessidade de garantir o direito à saúde a todos, como única forma de responder a desafios globais de saúde, de solidariedade e responsabilidade”, evidenciando que “75 anos depois, o poder local tem um papel a desempenhar”.
A governante evidenciou que “os municípios têm demonstrado um enorme entusiasmo em acolher competências na área da Saúde, envolvendo-se nas ativamente nas respostas de saúde, numa lógica de proximidade com os cidadãos”.
Neste contexto, Margarida Tavares deixou um apelo à mobilização do Poder Local, “como aliado indispensável” na reorganização do nosso Serviço Nacional de Saúde. “Precisamos dos Municípios porque há uma componente comunitária muito grande na Saúde e os municípios são fundamentais na prevenção da doença e na promoção da saúde”, disse.
A transferência de competências da Saúde para os municípios permite acompanhar em proximidade as respostas em saúde, assegurado a continuação do acesso a serviços de saúde de qualidade, com a capacidade de adaptar em permanência os recursos às necessidades identificadas no terreno.