sns-container
SNS-Print

Ministério da Saúde publica guia para uma alimentação saudável e variada.

A Secretaria de Estado da Promoção da Saúde e o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde divulgam esta terça-feira um guia sobre os grupos alimentares e uma alimentação saudável no âmbito da entrada em vigor do cabaz de alimentos com isenção de IVA, procurando apoiar os cidadãos em opções alimentares saudáveis.

O guia “Eu escolho comer bem com os alimentos do cabaz IVA 0%” insere-se na campanha de divulgação ao público do novo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, lançada em março, e é publicado no dia em que entra em vigor a Lei nº 17/2023, que procede à aplicação transitória de isenção de IVA a certos produtos alimentares.

No documento são apresentados os alimentos selecionados com apoio do Ministério da Saúde para a isenção de IVA, recomendações para uma alimentação equilibrada em função da idade e propostas de ementas e receitas.

Cada um dos grupos alimentares da Roda dos Alimentos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si.
Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros, de modo a assegurar a necessária variedade.

Conheça os sete grupos de alimentos incluídos no cabaz de alimentos essenciais, bases de uma alimentação equilibrada e variada, e assista na próxima sexta-feira, 21 de abril, a mais um direto da campanha Eu Escolho Comer Bem na página de Instagram do SNS, o terceiro desde o lançamento da campanha, desta vez com a nutricionista Iara Rodrigues.

Para saber mais, consulte: Manual para alimentação saudável com o cabaz IVA 0%

Voltar

Últimas Notícias

Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024
ULS do Nordeste assegura a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
22/02/2024
Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.
22/02/2024