
Secretário de Estado da Saúde participou nas segundas jornadas do CRI de Trumatologia Ortopédica.
O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, participou no dia 15 de abril, sábado, nas II Jornadas do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Traumatologia Ortopédica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Este serviço, que nasceu com o mote “inovar no cuidar”, completa agora dois anos, servindo este encontro para discussão dos resultados e práticas cirúrgicas, não só entre os membros da equipa mas também com outros hospitais. “Precisamos de equipas como esta para criar valor no Serviço Nacional de Saúde”, afirmou Ricardo Mestre, reiterando o compromisso político de, até 2026, constituir uma centena de Centros de Responsabilidade Integrados no SNS, o que mais do que duplicará o número atual.
“Um serviço como o SNS não se reforma fazendo um shutdown ou fechando para balanço. Reforma-se como estamos a fazer, envolvendo os profissionais e as equipas e introduzindo inovação na forma como os serviços estão organizados”, salientou o governante, considerando que o SNS vive uma “oportunidade única” para se modernizar, aumentando a resposta às pessoas. “As oportunidades estão criadas e se temos a exigência da população e temos os profissionais a necessitar que haja outras formas de prestação, organização de cuidados e remuneração, temos também a vontade política”, afirmou.
Ricardo Mestre destacou, do ponto de vista organizativo, a criação da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) e os trabalhos em curso com vista à constituição de novas Unidades Locais de Saúde. Por outro lado, assinalou o movimento de desconcentração da prestação de cuidados, patente no objetivo de acelerar a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) nos cuidados de saúde primários e de Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) nos hospitais. Um processo que está a ser acompanhando pela revisão dos incentivos às equipas das carreiras profissionais no SNS, bem como de um investimento superior a 1200 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.