sns-container
SNS-Print

Ministério da Saúde comemorou o Dia Mundial da Saúde.

“O SNS não é uma entidade abstrata. Todas as partes são necessárias para garantir o compromisso que nos junta aqui hoje: um acesso geral e universal à saúde”. O repto foi deixado pelo Ministro da Saúde na cerimónia oficial de comemoração do Dia Mundial da Saúde, no auditório do Infarmed, em Lisboa. A cerimónia teve lugar esta quarta-feira, 5 de abril, antecipando em dois dias a data, que este ano assinala também os 75 anos da Organização Mundial da Saúde.

Foram convidados como oradores Francisco Moita Flores, pelo seu percurso como autarca e utente, e Joaquina Castelão, da associação FamiliarMente, com trabalho na área da saúde mental. Cumprindo a tradição, o Governo atribuiu também nesta ocasião as Medalhas de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, galardão criado em 1965 e que este ano foi entregue a 24 personalidades, todas distinguidas com o grau de ouro.

Depois de se dirigir individualmente a cada um dos premiados, ex-ministros da Saúde e rostos de diferentes instituições da saúde, o Ministro da Saúde sublinhou que todos são necessários para garantir a atividade do Serviço Nacional de Saúde, que todos os dias atende mais de 150 mil pessoas.

“Este Dia Mundial de Saúde é especial porque nos convoca a todos a regressarmos às bases e nos recorda a responsabilidade que temos em mãos”, salientou ainda Manuel Pizarro, evocando os 75 anos da OMS, que iniciou o seu mandato em 1948.

“Num mundo muito menos global do que é hoje, a OMS nasceu do reconhecimento da necessidade de garantir o direito à saúde a todos como única forma de combater grandes flagelos globais de saúde. E do reconhecimento da necessidade de solidariedade e responsabilidade internacional neste campo. Isto vale para um grupo de países e vale para dentro de cada país em particular”, afirmou o Ministro da Saúde.

“Éramos um país mais pobre, mais analfabeto, com menos direitos e garantias”
Manuel Pizarro recordou que, no final década de 1940, a tuberculose matava mais de 10 mil portugueses por ano e mais de 30 mil crianças morriam anualmente em Portugal antes do 5º aniversário.

“A melhoria das condições de vida permitiu avanços, mas o grande salto nos nossos indicadores de saúde materno-infantil deu-se após o 25 de Abril, com a criação do SNS e a garantia de assistência pré e pós-natal a todas as mulheres e crianças, a par da generalização do teste do pezinho ou da aposta continuada no Programa Nacional de Vacinação”, sublinhou.

Sobre os desafios atuais, Manuel Pizarro destacou a necessidade de tornar a promoção da saúde e a prevenção da doença uma prioridade política, “para garantirmos que os portugueses têm um envelhecimento mais saudável e mais feliz e para garantirmos um Serviço Nacional de Saúde mais sustentável para as próximas gerações”

“O slogan que a OMS escolheu para este Dia Mundial de Saúde – Saúde para Todos – é um alerta de que temos de garantir o acesso à saúde a todos sem exceção – e especialmente aos mais vulneráveis. E de garantir que este acesso é efetivo, nos locais e momentos mais adequados”, disse ainda o Ministro da Saúde, sublinhando que é esse o propósito das medidas em curso, como a reorganização dos serviços, nomeadamente das urgências, ou a criação de novas Unidades Locais de Saúde.

75 anos da Organização Mundial da Saúde
Manuel Pizarro terminou a intervenção evocando a constituição fundadora da OMS, que declara que a saúde é um “estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença” e que “gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano”.

“Estamos todos convocados a preservar este legado e a concretizá-lo no dia a dia das nossas instituições e da nossa intervenção individual e coletiva, por uma sociedade com mais saúde, mais justa e mais feliz”, concluiu.

24 Medalhas de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – 2023

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023