
Encontro reúne profissionais do programa de Hospitalização Domiciliária no dia 10 de março em Coimbra
O Ministério da Saúde realiza no próximo dia 10 de março, o 3.º Encontro de Unidades de Hospitalização Domiciliária, com o mote “Compromissos Para Um Desenvolvimento Sustentável”, para assinalar o desenvolvimento e debater os principais desafios desta resposta diferenciada do Serviço Nacional de Nacional (SNS).
O encontro vai reunir profissionais que se dedicam a esta área em todo o país e decorre no Grande Auditório do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
A Hospitalização Domiciliária permite que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. É assegurada por equipas de médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros, que garantem o atendimento 24 horas por dia, todos os dias, e fornecem e gerem a terapêutica dos doentes. Os programas de HD garantem mais conforto para o doente, associado a menores taxas de mortalidade, de infeção e redução da probabilidade de reinternamento.
O programa do encontro, que decorre das 09h30 às 18h30, inclui painéis de debate dedicados à Referenciação, Avaliação e Admissão na Hospitalização Domiciliária, Recursos e Diversificação de Serviços em Hospitalização Domiciliária, Modelos de Organização das Unidades de Hospitalização Domiciliária e Continuidade de Cuidados, e Acreditação e Certificação em Qualidade e Normalização.
Para saber mais, consulte:
Programa – PDF – 6 Mb