Resposta Sazonal em Saúde
sns-container
SNS-Print

Data tem como objetivo sensibilizar para o impacto das doenças raras.

Assinala-se esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, o Dia Mundial das Doenças Raras, uma data que tem como objetivo sensibilizar para o impacto das doenças raras e trabalhar para a equidade em oportunidades sociais, saúde e acesso a diagnósticos e terapias para pessoas que vivem com doenças raras.

Criado em 2008 pela EURORDIS e mais de 65 parceiros de organizações de pacientes da aliança nacional, o Dia Mundial das Doenças Raras comemora-se anualmente em 28 de fevereiro (ou 29 em anos bissextos).

As doenças raras são doenças crónicas maioritariamente debilitantes e muitas vezes fatais precocemente, que requerem esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.

INSA assinala data com evento virtual

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), enquanto coordenador do National Mirror Group do «European Joint Programme on Rare Diseases», vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras com um evento virtual subordinado ao tema «Doenças raras: juntos somos mais fortes», que decorre dia 28 de fevereiro, entre as 14 e as 18 horas.

A iniciativa, que será transmitida através da plataforma Zoom, tem como objetivo sensibilizar o público para a temática das doenças raras, assim como dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Manuel Pizarro preside a cerimónia de apresentação de uma emissão especial dedicada ao aniversário do IPO Lisboa.
29/09/2023
Lançada campanha de vacinação nacional contra a Gripe e a COVID-19
28/09/2023
“As novas tecnologias acrescentam valor à vida e à saúde das populações”, disse Manuel Pizarro.
28/09/2023